O novo Volkswagen Tera acaba de receber a classificação máxima em segurança: cinco estrelas nos testes do Latin NCAP. Testado no protocolo mais rigoroso da entidade, o SUV fabricado em Taubaté (SP) demonstrou eficiência na proteção de ocupantes.
Com o resultado, o Tera se junta aos irmãos T-Cross, Nivus e Taos entre os SUVs mais seguros do Brasil. Todos atingiram a nota máxima no atual protocolo do Latin NCAP, que se tornou significativamente mais exigente nos últimos anos.
Proteção completa
Os testes avaliaram quatro pilares: proteção para adultos, crianças, pedestres e sistemas de assistência. O Tera chega ao mercado como referência em sua categoria, graças aos itens de série em todas as versões.
Desenvolvido no Brasil sobre a plataforma MQB, o modelo utiliza aços de ultra-alta resistência em áreas críticas da estrutura. Essa engenharia garantiu desempenho superior nos impactos frontais e laterais simulados.
Equipamentos de série
Todas as versões do Tera chegaram ao mercado com: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), frenagem autônoma com detecção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade e tração, além de alerta de fadiga e monitoramento de pneus.
Versão top traz ADAS avançado
Na versão top de linha, o Tera acrescenta ainda outros itens de segurança como: assistente ativo de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com alerta de saída.
O protocolo atual dos crash tests feitos pelo Latin NCAP inclui impacto frontal a 64 km/h com 40% de sobreposição, colisão lateral contra barreira móvel a 50 km/h, testes com bonecos adultos e infantis e avaliação de sistemas como frenagem autônoma até 80 km/h.