Após marcar presença no lançamento da linha 2026 do Fiat Fastback, em junho, o Autotempo teve agora a oportunidade de testar a versão Impetus T200 Hybrid do SUV cupê, com preço tabelado em R$ 167.990.
O modelo italiano chegou com discretas, porém significativas atualizações estéticas e uma lista de equipamentos de série que chama atenção pelo custo-benefício.
Design renovado e mais equipamentos
A linha 2026 do Fiat Fastback recebe uma nova grade dianteira com orientação vertical, que conferiu um visual mais robusto e agressivo ao SUV cupê.
Na versão Impetus, as rodas de liga leve de 18" ganharam nova pintura e os retrovisores externos agora contam com a função de rebatimento elétrico. Na traseira, as lanternas em LED completam o visual esportivo do carro.
Por dentro, a grande novidade fica por conta dos novos revestimentos em tecido nas portas, que trazem uma sensação mais premium ao SUV.
No geral, o acabamento do Fastback Impetus 2026 mantém o padrão conhecido, com bancos revestidos em couro e um painel de instrumentos digital de 7".
Tecnologia e conectividade
O Fiat Fastback Impetus Hybrid se destaca pela quantidade de itens de série, muitos deles encontrados apenas em versões topo de linha dos concorrentes.
O SUV da Fiat conta com central multimídia de 10,1" com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, câmera de ré de alta definição com linhas adaptativas e carregador por indução para smartphones.
Um dos grandes destaques é o pacote ADAS, que inclui frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de mudança involuntária de faixa (LDW) e comutação automática de farol alto (AHB).
Itens como sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e alerta de ponto cego (disponível como opcional) aumentam a segurança no dia a dia.
Eficiência comprovada
O motor T200 flex Hybrid permanece o mesmo da linha 2025 do Fastback. O propulsor 1.0 turbo trabalha combinado com um sistema híbrido leve de 12V, que não traciona as rodas. Ele entrega 130 cv (com etanol) e 20 kgfm de torque, associado a um câmbio CVT com simulador de 7 marchas.
Durante nosso teste, O Fastback Impetus Hybrid anotou um consumo médio de 6,9 km/L, abastecido com etanol, em percurso predominantemente urbano.
Conforto e espaço
O porte-malas de 516 L do Fastback é um dos maiores da categoria no Brasil. O espaço para passageiros no banco de trás também é adequado, mas sem exageros.
O Fastback Impetus 2026 que testamos tinha o teto panorâmico de vidro. O item vendido como opcional por R$ 4.990 dá uma sensação de amplitude ao interior, embora não seja possível abrí-lo.
Pelos R$ 5 mil, o carro ainda agrega ainda espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação, faróis de neblina em LED e as molduras dos para-lamas na cor da carroceria.
Os bancos da versão Impetus já são revestidos em couro sintético, mas opcionalmente pode ter cor clara por R$ 1.340. Os outros opcionais são o sistema Connect Me, onde é possível controlar e monitorar todo o carro pelo celular + sensores de ponto cego nos retrovisores, pacote oferecido por R$ 3.990.
Na pista, o Fastback segue um SUV confortável e bom de dirigir. A suspensão do SUV da Fiat bem calibrada e ajustada para o conforto, embora o uso de pneus com perfil baixo (215/45) possa transmitir um pouco as irregularidades do asfalto. O isolamento acústico do carro é para lá de satisfatório.
Preço e versões
O Fastback 2026 começa com a versão T200 Flex, vendida a R$ 119.990, que não traz o sistema híbrido leve da Fiat e chega a custar R$ 177.990 na configuração Abarth, a versão esportiva do modelo equipada com motor 1.3 turboflex, de 185 cv.
O Fastback Impetus Hybrid 2026 consolida-se como uma das opções mais interessantes para quem busca um SUV bem equipado, econômico e com preço acessível.
Modelo é isento de IPVA em MG
O sistema híbrido leve da Fiat ajuda não só na economia de combustível, mas também na isenção do pagamento de IPVA, válida para carros híbridos ou elétricos, fabricados em Minas Gerais.
Não é um híbrido plug-in, mas o novo sistema híbrido leve do Fiat Fastback entrega economia real e mais conforto na condução urbana com um nível de equipamentos tão atraente quanto seus principais rivais como o VW T-Cross, o Chevrolet Tracker e a nova geração do Nissan Kicks.
Ficha técnica - Fiat Fastback Impetus Hybrid 2026
Desempenho
Motorização | 1.0 Turbo Flex Hybrid |
Potência (gasolina) | 125 cv a 5.750 rpm |
Potência (etanol) | 130 cv a 5.750 rpm |
Torque (gasolina) | 19,4 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm |
Torque (etanol) | 20,4 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm |
Sistema híbrido | Bateria 12V (tipo BSG) |
Transmissão | CVT com 7 velocidades simuladas |
Tração | Dianteira |
0 a 100 km/h | 10,2 s |
Velocidade máxima | 195 km/h |
Consumo (Inmetro)
Consumo urbano (gasolina) | 12,6 km/L |
Consumo estrada (Gasolina) | 13,9 km/L |
Consumo urbano (etanol) | 8,8 km/L |
Consumo estrada (etanol) | 9,8 km/L |
Capacidade do tanque | 47 L |
Dimensões
Comprimento | 4,36 m |
Largura | 1,81 m |
Altura | 1,53 m |
Entre-eixos | 2,63 m |
Porta-malas | 516 L |
Peso | 1.285 kg |
Altura do solo | 19,2 cm |
Suspensão/freios/pneus
Suspensão dianteira | McPherson com barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Freios dianteiros | Discos ventilados (278 mm) |
Freios traseiros | Discos sólidos (240 mm) |
Direção | Elétrica progressiva |
Rodas | Liga leve 18" |
Pneus | 215/45 R18 |
Itens de série do Fiat Fastback 2026 Impetus Hybrid:
- Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen
- Apple CarPlay e Android Auto wireless
- Comandos de voz
- Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM
- Porta USB (Tipo A e Tipo C)
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- Motor Turbo 200 Flex Híbrido (130 cv)
- Quadro de instrumentos 7" Full Digital
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Rodas de liga leve 18" e pneu 215/45 R18
- Sensor de estacionamento dianteiro
- ADAS: AEB, LDW, AHB
- ASR (Controle eletrônico de tração)
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Airbags (4)
- Alarme antifurto
- Alerta de não utilização do cinto (5 lugares)
- Alertas de limite de velocidade e manutenção
- Ar-condicionado automático digital
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido 60/40
- Bancos revestidos em couro
- Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
- Câmera traseira de alta definição
- Direção elétrica
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Faróis em LED e DRL
- Freios ABS com EBD
- Keyless Entry 'n Go
- Partida remota via chave
- Piloto automático (Cruise Control)
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Sensor de chuva e luminosidade
- Tetco bicolor
- Travas elétricas com travamento automático
- Vidros elétricos com função one touch
- Volante revestido em couro
- Wireless Charger
- TPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)