Em busca do melhor desempenho energético, todos os detalhes importam na Shell Eco-marathon, competição que estimula a criação de veículos mais eficientes e reúne centenas de estudantes universitários no Rio de Janeiro até esta quinta-feira (28/8). Mas um deles pode ser visto como um dos de 'principal peso'. Literalmente, neste caso.
O regulamento da competição estipula limites para os pilotos. Já contando com os equipamentos de proteção e segurança, tais como macacão, calçado especial e capacete, o peso do piloto deve variar de 50kg a, no máximo, 70kg.
A questão é que a tendência é que os protótipos mais leves tenham melhor aerodinâmica e, consequentemente, um melhor rendimento energético. Desta forma, o perfil dos pilotos passa a ser fundamental.
Neste sentido, muitas equipes optam por escalar mulheres para assumirem o volante de seus protótipos. É o caso, por exemplo, do Instituto Federal Catarinense, campus Luzerna, que conta com as pilotos Lara e Ângela para conduzirem seu protótipo elétrico a bateria.
No processo de inspeção a que as equipes são submetidas antes de irem de fato para a pista, Lara pesou, já com equipamentos de segurança, 50,3kg, praticamente no limite mínimo exato previsto no regulamento.
No caso de Ângela, a situação foi ainda mais peculiar. Mesmo com macacão, capacete e tudo, ela pesou 48,3kg. E neste caso, o que acontece? A equipe é desclassificada ou a piloto não pode participar da prova? Nada disso. A equipe apenas é obrigada a acrescentar um lastro (um peso extra) no carro, para atingir o mínimo exigido (no caso específico, mais 1,7kg).
Em outras equipes também consultadas pela reportagem de O TEMPO, a preocupação com o peso dos pilotos também era nítida.
A Universidade Tecnológica Superior do Paraná, campus Medianeira, que está participando da competição na modalidade Protótipos e Carro Conceito, tem como piloto o jovem Kauã, de 19 anos, 1,68m e apenas 52,6kg (já incluindo equipamentos de proteção).
O mesmo ocorre com um dos representantes mineiros na disputa. A equipe da Universidade Federal de São João del Rei conta com um piloto de 54kg, por coincidência, o mesmo peso do protótipo desenvolvido pelos estudantes.
Após o término do período de inspeções técnicas e dos últimos treinos livres para ajustes dos detalhes dos carros, a partir da tarde desta quarta (27), a prova de pista começa de fato. E os pilotos terão que estar prontos para encarar uma verdadeira maratona, com dois dias de muito asfalto e adrenalina. Haja fôlego. E preparo físico.