A Volkswagen acaba de revelar seu lançamento mais aguardado para o mercado europeu: a nova geração do T-Roc. O SUV, que será uma das estrelas do Salão de Munique, em setembro, nunca foi vendido no Brasil, mas serve como base direta para a próxima geração do Nivus e do T-Cross nacional, tanto no design quanto na nova mecânica híbrida.
A frente do novo T-Roc apresenta uma nova linguagem visual da marca. Os faróis estreitos são interligados, eliminando a grade frontal tradicional e deixando em destaque uma grande tomada de ar inferior, com detalhes em "garras" laterais.
Na traseira, o novo T-Roc traz um caimento do teto mais acentuado, que reforça o visual cupê. Pela primeira vez, o SUV europeu terá lanternas totalmente interligadas e com o logo da VW iluminado por LEDs.
Interior mais tecnológico
No interior do carro, a cabine aposta em tecnologia. O painel é dominado por uma tela multimídia flutuante, com opção de 10,4" ou 12,9", e um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, que pode ser complementado por um head-up display (HUD).
A mudança mais radical, porém, está no console central: a alavanca de câmbio foi eliminada e transferida para uma coluna atrás do volante. No seu lugar, ficou uma base de carregamento por indução e um seletor giratório para controlar som, iluminação e modos de condução.
Estreia de versão híbrida
A grande novidade mecânica do novo T-Roc fica por conta da estreia do primeiro sistema híbrido completo (HEV) da Volkswagen. Ele combina o motor 1.5 TSI Evo2 com um elétrico, alimentado por uma bateria de lítio sob o banco traseiro. O conjunto oferece duas potências: 136 cv ou 170 cv, sempre com 31,2 kgfm de torque.
Além do híbrido completo, a linha terá versões híbridas leves de 48V, com o motor 1.5 TSI evo2 (116 cv ou 150 cv) e câmbio DSG de 7 marchas. Para o futuro, está prometida uma variante mais potente com motor 2.0 TSI e tração 4Motion.