Garagem Volkswagen, espaço dedicado à coleção da marca na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), ganhou um anexo de 400 m². Lá estão 13 modelos raros, protótipos, conceitos e esportivos jamais lançados.


A expansão foi viabilizada pelas vendas do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen, projeto lançado no Brasil em 2023. A marca alemã é atualmente a única fabricante no Brasil a manter um acervo desse porte no país.




"Mais do que preservar a nossa história, a Garagem VW reforça o vínculo emocional que o público tem com a nossa marca e mostra como tradição e inovação caminham juntas”, afirmou o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.


O anexo foi aberto ao público que pode agendar um tour totalmente gratuito pelo local por meio do  Programa de Visitas Volkswagen. O cadastro é gratuito no site e inclui tour de cerca de 2h30 pela fábrica Anchieta, da estamparia à montagem final, com a parada estratégica para conhecer a Garagem VW.


Destaques do acervo


Brasília 1974:
Com 41 anos de história e pouco mais de 46 mil km marcados no hodômetro, a Brasília produzida em 1974 acaba de voltar de um intercâmbio. É que a unidade foi cedida para exposição em 2012, no Auto Museu Volkswagen, localizado em Wolfsburg, cidade natal da marca, na Alemanha.



Retornou ao seu país de origem depois de mais de uma década “aprendendo alemão”. Na belíssima cor Vermelho Rubi, o primeiro hatch brasileiro é equipado com motor 1.600 a ar com carburação simples e câmbio manual de quatro marchas.




Em seu habitáculo, o revestimento na cor caramelo aparece nos bancos e painéis de porta, todo monocromático. Como presente de boas-vindas, o modelo recebeu seu próprio Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.


Golf Competição 1999:
O Golf GTI Competição é um ícone dentro da história da Volkswagen do Brasil. Foi criado em 1999 por uma equipe entusiasta do Desenvolvimento do Produto, inspirados nas corridas europeias.




Assim como o GTI original, ele nasceu de um projeto extracurricular, mas, ao contrário de seu “irmão”, nunca chegou ao público. Com a pintura personalizada em prata e faixas azuis largas, o modelo ostenta o número “17” em homenagem à ala 17 da fábrica da VW em São Bernardo, onde o time responsável pelo desenvolvimento do protótipo trabalhou.



Suas rodas de 16 polegadas foram importadas da Volkswagen Motorsport. O modelo possui o mesmo conjunto motor/transmissão do GTI de série: motor 1.8 20V que entrega 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com escape direto da saída da turbina e bocal na lateral esquerda do veículo.


O carro levou cerca de seis meses para ser projetado e executado, com mudanças significativas na suspensão, que foi rebaixada e teve a cambagem ajustada para -4°15’ na dianteira, em comparação aos -0°33’ originais; o eixo traseiro permaneceu com medidas originais.


Gol Endurance 2002:
A proposta lançada no Salão do Automóvel de 2002 remetia aos feitos automobilísticos dos anos 1960 e tinha como objetivo promover o Gol, em uma grande jogada de marketing: quebrar o recorde mundial de Endurance (longa duração) na categoria.




Foram poucos meses de preparação até que a marca fosse alcançada: o Gol estabeleceu, às 12h23 do dia 15 de janeiro de 2003 a marca de 25 mil km rodados.

O local para a prova, nomeada Endurance VW, foi o Autódromo de Interlagos. O trecho definido para o recorde foi o anel externo do circuito, com 3.108 m de extensão.



Três unidades do Gol Power 1.6 foram escolhidas na linha de produção para o desafio. As únicas alterações realizadas foram a instalação de proteção no habitáculo dos veículos (“gaiola” de proteção) e de faróis auxiliares de longo alcance.


Foram nove dias de rodagem ininterrupta, durante os quais os carros só paravam para troca de pneus e pastilhas de freios e abastecimento. Também precisavam cumprir os períodos de revisão.


O primeiro Gol chegou aos nove mil km às 22h30 do dia 9 de janeiro. O segundo, que largou dia 10, estabeleceu a marca de 10 mil km às 17h04 do dia 13 de janeiro, após 3.218 voltas.


Após mais de oito mil voltas no circuito, o terceiro Gol chegava à marca de 25 mil km rodados em Interlagos. É esse o modelo exposto na Garagem VW, que está mantido com os adesivos originais do evento.


Kombi Série Prata 2005:
Normas mais exigentes de emissão de poluentes exigiram a aposentadoria do lendário motor boxer refrigerado a ar no fim de 2005.




Para marcar a despedida do propulsor que nasceu com a própria Volkswagen, 200 unidades da Kombi Standard, o último carro no mundo ainda equipado com esse tipo de motor, aqui com 1.584 cm³, 58 cv e 11,3 kgfm de torque, se transformaram em Série Prata, hoje muito cobiçada por colecionadores. E agora exposta na Garagem Volkswagen.


A unidade do acervo foi retirada da linha de montagem e nunca emplacada. Ela pertence, ainda, ao último lote dos modelos arrefecidos a ar.


Kombi Edição 50 anos 2007:
Lançada em 2007, a Kombi Edição 50 anos foi uma versão comemorativa e limitada: uma unidade para cada ano de produção nacional do utilitário mais popular do país.




Em setembro de 1957 a Kombi se tornou o primeiro Volkswagen nacional. Externamente, sua carroceria bicolor recebia logotipos da série na tampa do porta-malas e nas portas; as luzes de direção eram translúcidas e as lanternas, escurecidas.


Na cabine, o grande troféu dos colecionadores: uma plaqueta com o número de produção no painel (01/50, 02/50, 03/50). Mimos como miniatura e certificado de propriedade enriqueciam o índice de “colecionabilidade” do veículo que, naquele ano, já era equipado com um bloco de 1.4 L refrigerado a água.


A unidade da Garagem é um pré-série, número 00/50, e foi transferida da linha de montagem diretamente para o acervo.


Saveiro Rocket 2010:
Se existe um conceito que parou o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2010, este foi a Saveiro Rocket. A versão conceitual “Rocket” (foguete, em inglês) foi exibida na 50ª edição da mostra paulistana.




A Saveiro Rocket foi equipada com motor 1.4 TSI, câmbio manual de seis
marchas e bancos esportivos. O visual esportivo ficava por conta de acessórios como santantônio arredondado (que conferia um ar de cupê à picape), aerofólio integrado à cobertura rígida da caçamba, rodas de 18 polegadas e entradas de ar laterais.




O branco perolizado da carroceria atravessado por uma faixa vermelha coroavam a exclusividade do modelo.


VW Polo e suas 5 décadas:
Nascido da base do primeiro Audi A1, o Polo chegava à Europa em 1975 com a proposta de ser o menor carro da Volkswagen, pronto para a cidade e com um DNA forte de marca.



Cinco décadas e seis gerações depois, o modelo se tornou um ícone: trata-se do primeiro carro de muitos jovens ao redor do mundo, representa muito bem a categoria de hatches de forma acessível.


No Brasil, a história do Polo começou em 1997, com o Polo Classic, de terceira geração. À época, foi importado com motor 1.8 de 90 cv de potência e uma proposta familiar, pelo entre-eixos 2,44 m e carroceria sedã.



Em 2002, a quarta geração foi anunciada com produção nacional, na planta brasileira da Volks. O novo design com os faróis duplos arredondados estavam montados sob a plataforma PQ24, referência em robustez estrutural na época, estreando as soldas a laser num carro produzido no Brasil.


Com o facelift, em 2006, a Volkswagen inaugurou uma nova classe de potência no segmento com o Polo GTI. Disponível apenas na carroceria três portas, era equipado com motor 1.8 de 150 cv e 22,4 kgfm de torque.




O verdadeiro hot hatch. Depois de um hiato de dois anos entre 2015 e 2017, o Brasil recebeu a sexta geração do Polo, inaugurando a produção nacional da plataforma MQB-A0 e revolucionando o que se entendia por hatch.


Em 2022, o Polo recebeu um novo facelift e o line-up teve a adição do Polo Track, o substituto do Gol. Fez tão bem o papel de dominar o segmento de entrada que, em poucos meses, assumiu o topo das vendas no Brasil.


Em 2025, o Polo segue como o veículo de passeio mais vendido do Brasil. Já são mais de 70 mil unidades vendidas no acumulado do ano.



No acervo da Garagem VW, a história do Polo é contada com os modelos de produção nacional: Polo 2002, Polo Sedã 2005, Polo Sportline 2013, Polo Highline 2017, Polo GTS Concept 2018, Polo Track First Edition 2022 e Polo GTS 2024.