Atualmente no centro do cenário político-econômico do Brasil, o presidente dos EUA, Donald Trump, atacou a Jaguar Land Rover (JLR) nas redes sociais. Ele afirmou que a marca está em “absoluta confusão” e que seu antigo chefe saiu “em desgraça”.
Nesta semana, em sua plataforma, a Truth Social, Trump comparou a Jaguar a uma recente e polêmica campanha da American Eagle, promovendo anúncios virais com a atriz republicana Sydney Sweeney.
Trump chamou a campanha da Jaguar, veiculada no fim de 2024, de “estúpida” e “seriamente woke”. e questionou: “Quem vai comprar um Jaguar depois desse anúncio vergonhoso?”, disse. A maré virou de verdade - ser WOKE é para perdedores, ser republicano é o que você quer ser", concluiu Trump.
Relembre a campanha da Jaguar:
Nomeação do novo CEO
A Jaguar anunciou que PB Balaji, CFO da controladora Tata Motors, assumirá como presidente-executivo a partir de novembro. Ele será o primeiro CEO indiano da montadora de origem britânica.
O futuro ex-CEO da Jaguar atacado por Trump, Adrian Mardell, é veterano de 35 anos na empresa, e irá aposentar-se após liderar lucros recordes e promover a transição da JLR para carros elétricos.
Reformulação de marca
O rebranding da Jaguar, anunciado em novembro de 2024, substituiu o logotipo clássico por um rosa-choque, com modelos em cores vibrantes, mas sem carros à mostra. O clipe dividiu opiniões: alguns o chamaram de “deslumbrante”, outros de “lixo”.
Além da polêmica, a Jaguar sofre com tarifas impostas pelo governo Trump. Em julho, anunciou o corte de 500 vagas de gestão no Reino Unido para conter custos.