Transporte

60 anos de ‘brasilidade’

Scania completa seis décadas de atuação no Brasil e apresenta série especial do modelo mais famoso da marca no país, o T113, lançado em 1991


Publicado em 19 de abril de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

A edição especial comemorativa de 60 anos homenageia o T113, o mais emblemático modelo da Série 3, apresentado em 1991. Para evocar o clássico caminhão, foram escolhidos os modelos R 440 e R 480, de versões Highline Streamline.

Ambos começam a ser vendidos na cor azul tradicional do velho 113 e também levam faixas laterais nas cores rosa, lilás e roxo, além de adesivos comemorativos dos 60 anos e do Scania 113. Os pacotes Clássico e Clássico Estilo incorporam uma série de diferenciais ao modelo. Somente 60 unidades dessa edição especial serão produzidas pela Scania.

A história da Scania no Brasil começou no dia 2 de julho de 1957. Na capital paulista, era inaugurada a Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel. A empresa montava veículos que vinham desmontados da Suécia. No ano seguinte, a empresa lançou o L 75, seu primeiro caminhão que podia ser considerado “made in Brazil”.

Um ano depois do primeiro caminhão, a Scania inaugurou sua fábrica no bairro do Ipiranga, na capital paulista. A concessionária gaúcha Brasdiesel recebeu os três primeiros caminhões produzidos diretamente pela Scania no Brasil, em junho de 1960. Só em 1962, a fábrica se mudou para São Bernardo do Campo, onde está até hoje.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!