O Jeep Renegade pode estar com os dias contados no Brasil. De acordo com fontes do site Autos Segredos, a Stellantis planeja lançar o Avenger, novo SUV compacto da Jeep, em sua versão híbrida, como o substituto do Renegade no mercado brasileiro.
Inicialmente cotado para ser fabricado na planta da Stellantis, em Betim (MG), o Avenger deverá ser produzido em Porto Real (RJ), no fim do primeiro semestre de 2026 por ser feito sob a mesma plataforma CMP, também utilizada pelos modelos da Peugeot e Citroën, fabricados no Brasil.
Ainda é cedo para cravar se o Renegade vai mesmo flopar no Brasil tal como já ocorreu em outros mercados, como foi nos Estados Unidos, por exemplo.
Lançado em 2015 por aqui, o Jeep Renegade adota uma plataforma antiga da Stellantis, a Small Wide, que evoluirá para a nova base STLA, e passará a não atender mais ao veterano SUV compacto, apenas modelos maiores da Jeep como o Compass e o Commander.
Por este motivo, gradualmente a Stellantis veio migrando seus modelos para a plataforma CMP, mais moderna e adaptada aos planos de eletrificação dos modelos da montadora.
Uma alternativa seria migrar o Renegade também para a mesma plataforma do Citroën C3 Aircross e do Peugeot 208, o que seria inviável financeiramente.
Afinal, o Avenger, com porte, design e características similares ao Renegade, já estaria pronto para ser feito na planta da Stellantis, em Porto Real, sob o chassi CMP.
Pouca coisa menor que o Jeep Renegade, o Avenger surpreende por ter um porta-malas mais amplo, com 380 L de capacidade. O design do SUV compacto lembra muito o do Renegade, mas é menos retilíneo e retrô que o veterano SUV vendido no Brasil.
Os faróis, por exemplo, não são redondos como os do Renegade e parte de trás se assemelha mais com o visual do Compass. Por dentro, Avenger traz um interior até então desconhecido dos brasileiros, com multimídia com tela flutuante, painel de instrumentos 100% digital e outros tipos de detalhes no acabamento, mais divertido, digamos.
Na Europa, o novo SUV compacto da Jeep, fortemente cotado para ser o substituto do Renegade no Brasil, é vendido com motor 1.2 turbo, a gasolina, de 136 cv, e 100% elétrico, com motor de 156 cv, e tração dianteira.
No Brasil, a expectativa é que seja produzido o Avenger híbrido-leve, com motor de 160 cv e tração 4x4. Por aqui, o Avenger deve contar com a tecnologia Bio-Hybrid e a nova caixa automática, de sete marchas e com dupla embreagem, batizada de e-DCT.
No Velho Continente, o Avenger híbrido-leve recebe o sobrenome e-Hybrid, sendo vendido por 26.200 euros (cerca de R$ 145 mil na conversão direta).
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