O verão finalmente chegou. A estação mais quente do ano, as altas temperaturas, os dias de sol intenso e as chuvas fortes podem causar danos à pintura do carro. Para evitar manchas, arranhões e ferrugem, é importante seguir algumas dicas de conservação.

O AUTOTEMPO consultou Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, fabricante global de tintas automotivas. Com mais de 30 anos de experiência no tema, ele destacou 6 medidas preventivas que ajudam a preservar o aspecto original da pintura do seu carro. Confira:

1. Estacione em local coberto

Vazio. Poucos carros têm ocupado as 166 vagas de estacionamento da Estação Pampulha do Move

O local onde o carro fica estacionado é o primeiro quesito para preservar sua pintura. Sempre que possível, procure um espaço coberto com sombra para evitar a incidência direta do sol sobre a pintura do veículo.

2. Use capa de proteção

Capa automotiva pode ser boa saída para proteger a pintura do carro pouco usado

Se o carro ficar exposto em local sem cobertura por muitos dias, por exemplo, cogite investir na compra de uma capa impermeável. Mas atenção: a capa só deve ser usada para longos períodos sem uso, pois o simples tira e põe diário já pode causar pequenos arranhões na pintura.

3. Use produtos específicos para lavar o carro

Lave o possante uma vez por semana, mas só use sabão com pH neutro; nada de gasolina, álcool e outros

Na hora de higienizar o veículo, escolha um sabão automotivo ou, se não for possível, de pH neutro. Não utilize gasolina, álcool nem outros solventes na superfície pintada.

4. Não lave com a lataria quente

Lavar o carro com a lataria quente é errado

Um cuidado frequentemente negligenciado na hora de lavar o carro é começar o serviço com a lataria quente. O problema é que a superfície aquecida acelera a secagem da água e do sabão, e isso pode manchar a pintura. Espere a superfície metálica esfriar.

5. Polimento é bom, mas não exagere

Usar cera automotiva correta é importante ao dar manutenção na pintura do carro

Para proteger a pintura do carro das intempéries, muitas pessoas acreditam que fazer polimento ajuda periodicamente a preservar a lataria. No entanto, para que a vida útil da pintura seja prolongada, é bom não exagerar nesse procedimento estético.

6. Pintura manchada ou rachada: e agora?

Em casos de avaria, o processo de renovação de pintura é feito com lavagem, polimento e, em seguida, podem ser realizados os processos de enceramento, vitrificação ou cristalização.

O especialista da PPG reforça que, com a exposição ao calor e às chuvas, um reparo malfeito pode causar uma mancha na pintura ou pontos de ferrugem na lataria, entre outros problemas.

Se for necessário reparar o veículo, existem diferentes tecnologias disponíveis, porém, de modo geral, os produtos à base de água e os de alto teor de sólidos são de maior durabilidade em comparação aos convencionais.