Sérgio Melo • Consultor Técnico 

ACABAMENTO INTERNO: 4
Muito bom gosto no desenho interno e na adoção demateriais, que superam o usual. Portas parcialmente estofadas e bom jogo de cores. A elogiável arquitetura de volumes e recortes resultam em modernidade, harmonia e aconchego.

SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA: 3
De série: carroceria deformável, barras de proteção nas portas, travas elétricas com controle remoto, ajuste altura banco motorista, ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador traseiro, sistema antifurto, vidros elétricos nas portas dianteiras e travamento automático das portas. ABS e Airbag, nem como opcional. Nos testes de impacto da www.euroncap.com a versão européia do Fiesta, recebeu as seguintes notas quanto à segurança nos impactos: frontal (69%), lateral (78%) e pedestres (39%).

CÂMBIO: 4
Os engates são agradáveis. Para locais montanhosos como Belo Horizonte, as primeirasmarchas poderiamsermais "curtas" para que, nas arrancadas, sejamais rápido o acesso às rotaçõesmais altas, onde omotor tem melhor desempenho.

TECNOLÓGIA: 2
A novidade a ser citada no modelo é o bom aproveitamento do espaço. Além disso, não há nada que mereça comentários.

ESTABILIDADE: 4
Confortável e firme, a suspensão é equilibrada e permite uma condução segura. Em todas as situações, o veículo é totalmente previsível e a direção prazerosa.

ESPAÇO INTERNO E PORTA-MALAS: 4
O motorista e o passageiro gozam de bastante espaço e liberdade de movimentos. No banco traseiro, surpreendente acomodação para os joelhos e pouca largura para os ombros, no caso de três adultos. O porta-malas (305 l) é omaior da categoria. As capas dos bancos dianteiros, apesar de esquentarem um pouco, combinam com a juventude do modelo e possibilitam fácil lavagem após um surfe ou fim de semana em uma fazenda enlameada.

DESEMPENHO POTÊNCIA E TORQUE: 2
Embora a montadora declare números razoáveis para o seu 1.0 flex (73 cv e torque de 91 Nm), o modelo é lento. Um desempenho mais "esperto" só é possível commuitas trocas demarchas ("esticadas" ao limite), expondo o motor a um regime de trabalho perceptivelmente exagerado. A velocidade máxima e o consumo, que poderia ser um ponto positivo, não são informados no manual nem pela central de atendimento. A alegação de questões particulares de utilização do veículo não procede, pois existem normas que padronizam a obtenção e divulgação dessas informações.

POSIÇÃO DE DIRIGIR: 4
Emsintonia com as modernas tendências da indústria automobilística, o modelo apresenta o teto e bancos altos, agradandomuito, sobretudo quando em uso urbano. A posição elevada dos assentos, além de melhorar a visibilidade e facilitar a entrada e saída dos ocupantes, proporciona maior aproveitamento do espaço longitudinal entre os eixos do veículo. Os comandos são de boa empunhadura e fácil acesso e, os caracteres adotados nos instrumentos possibilitam a clara identificação das informações.

RUÍDO INTERNO: 3
O tratamento acústico adotado é bom, exceto em calçamentos irregulares e em momentos de grande solicitação do motor, quando os níveis tornam-se mais pronunciados. Embora a boa fixação dos componentes internos, a grande e pesada tampa traseira não possui outro apoio, senão as duas frágeis dobradiças e a própria tranca de fechamento, o que em momentos de torção da carroceria favorece a produção de ruídos.

MANUTENÇÃO: 4
O veículo tem se mostrado bastante confiável e resistente; os componentes mecânicos são de fácil acesso e a tecnologia empregada não assusta os mecânicos menos preparados. Por maior confiabilidade e durabilidade, o acionamento do comando de válvulas por corrente e não por correia dentada é um ponto positivo.

ESTILO: 4
Não há dúvida: além de moderno, o desenho é simpático e tem agradado por onde passa. Apesar de não ser mais robusto que o fiesta básico e de não possuir qualquer adaptação para a prática do esporte fora de estrada que lhe deu o nome, os adereços "lameiros" exclusivamente estéticos seduzem o subconsciente aventureiro de muitos motoristas. A versão "off-road light" traz como principais diferenças: pseudo quebra-mato no pára-choque dianteiro, relevos na cor prata na porção inferior dos pára-choques (com aparência de protetores de assoalho), estribos laterais, rack no teto, rodas em liga leve, pedaleiras esportivas e capas em neuprene para os bancos dianteiros.

Veja abaixo exemplos de despesas comuns junto à rede autorizada para o modelo antigo:

• Troca da embreagem completa (chapa, disco e colar) - R$ 746
• Troca da correia dentada e seus esticadores - Não tem correia dentada
• Troca das pastilhas dianteiras - R$ 140,50
• Troca dos 4 amortecedo- res - R$ 873

SÉRGIO MELO É ENGENHEIRO MECÂNICO, PERITO JUDICIAL NAS ÁREAS AUTOMOBILÍSTICAS, SEGURANÇA DO TRABALHO E INCÊNDIO