Por Raimundo Couto

No Brasil, a Triumph trilha um caminho diferente do que percorre em outros mercados pelo mundo. Lá fora, a marca se notabiliza pelos modelos clássicos, que respondem por mais da metade das vendas. Aqui dentro, as motocicletas da fabricante inglesa no segmento de bigtrails representam algo em torno de 80% das Triumph emplacadas no país. Esse número dá a dimensão da importância da chegada da renovada Tiger 1200. Ela chegou mais leve, mais potente, manteve a reconhecida ciclística e o refinamento dos sistemas de auxílio eletrônico à condução e traz como novidade muita tecnologia.

Lançamento em BH

Um dos mais importantes mercados da marca no Brasil está na capital mineira, que tem a concessionária Triumph BH como referência nacional, tanto em vendas como no pós-vendas. A revenda bate sucessivos recordes e contribui para elevação do market-share da tradicional marca. Minas Gerais, com suas muitas trilhas, montanhas e cidades históricas, é reconhecida como o berço para a prática do “fora-de-estrada”. O estado foi o precursor desta modalidade e por tido isso Belo Horizonte foi escolhida para sediar um importante lançamento, a Tiger 1200, que aconteceu no meio da ultima semana.

Pelas trilhas e estradas

O evento muito bem preparado pela equipe de comunicação da marca e com integral apoio da Triumph BH contou com a participação de vinte jornalistas especializados do setor das duas rodas. A turma se reuniu na sede da concessionária e partiu para uma viagem até a cidade histórica de Tiradentes, com opção de percurso que mesclava trilhas pelas montanhas de Minas para um teste das capacidades “off-road” do renovado modelo.  Como anfitriões os empresários Camilo Lucian, vice-presidente do Carbel Auto Group e de seu filho, Gabriel Lucian, diretor da Triumph BH, que falaram a SUPER MOTOR sobre a importância deste lançamento nacional da marca em BH.

Apoio da matriz na Europa

“Foi um trabalho construído junto à fábrica, primeiro em São Paulo e depois na Inglaterra para podermos realizar o evento em Belo Horizonte. Geralmente essas programações acabam ficando em São Paulo e pela primeira vez conseguimos trazer para Minas Gerais, isso mostra a representatividade da Triumph BH junto à Triumph Global, assegura Camilo. O empresário revela que “a loja é uma das maiores de toda a rede e que na opinião da própria Triumph tem um dos mais belos projetos arquitetônicos entre todas as outras. e quiçá do mundo, porque ela foi toda concebida no padrão original inglês, com todo cuidado e carinho”, finaliza Lucian.

Expectativas

Otimista com mais este lançamento, o diretor da Triumph BH, Gabriel Lucian, ressalta que “a expectativa é muito boa principalmente por ser esse um dos principais produtos da marca, de maior valor agregado e que entrega uma performance excelente tanto no asfalto, na cidade e na terra, e por isso atende um público amplo.” O momento é de comemoração, segundo Lucian. “Estamos promovendo o lançamento nacional na nossa cada em BH, para a imprensa e na sequência todos os concessionários estarão em BH para a mesma programação, esperamos ter as motos disponíveis para teste ride e vendas dentro de vinte a trinta dias”.  

Três versões

A linha foi lançada em três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer. Mais leve e muito mais potente, os novos modelos apostam na capacidade e no desempenho no asfalto e a experiência off-road mais dinâmica. A  nova geração traz o melhor de todos os mundos, incluindo pela primeira vez duas novas opções de tanque de combustível com capacidade de 20 litros e também de 30 litros, nas versões Explorer. A Tiger 1200 apresenta uma nova geração do motor de três cilindros T-Plane, chassi leve e tecnologia avançada. Esta atual geração também conta com três anos de garantia e um intervalo de revisão, de 16.000 quilômetros ou 12 meses.

Uma a uma

 A nova GT, voltada para as estradas, por exemplo, vem com rodas fundidas de 19 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da inédita suspensão semiativa Showa, ajustada para proporcionar a pilotagem adventure definitiva na estrada. A  Tiger 1200 Rally Pro traz, pela primeira vez, uma configuração exclusiva de rodas raiadas sem câmara com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo, ajustada para proporcionar a pilotagem definitiva em todos os terrenos - seja nas estradas ou no off-road.

Maior autonomia

Completando a linha, a Triumph apresenta, pela primeira vez, uma Tiger equipada com tanque de combustível de 30 litros na Rally Explorer. É a única moto adventure com rodas fundidas e tanque com essa capacidade na categoria. Ela conta, ainda, com o novo sistema de Radar de Ponto Cego, desenvolvido pela Triumph. É um modelo projetado para viajar pelo mundo com conforto e estilo, com o mais elevado nível de especificações e recursos de todos os tempos nesta categoria. Todos os três modelos  contam com motor de 150 c.v de potência e 13 NM de torque. (RC)