A Toyota anunciou planos ambiciosos para o mercado chinês: a montadora japonesa apresentará um veículo com direção autônoma avançada no país em 2025 e também está desenvolvendo uma nova bateria mais barata para carros elétricos.

Com uma tecnologia semelhante ao Auto Pilot, da Tesla, o inédito modelo autônomo da Toyota está sendo desenvolvido em parceria com a GAC, joint-venture da Toyota com a montadora chinesa Guangzhou Automobile Group.


O primeiro modelo a receber a tecnologia será o SUV Bozhi 3X que, segundo a Toyota, terá total capacidade de dirigir sem motorista em autoestradas e em trajetos urbanos contando, inclusive, com sistema de estacionamento também 100% autônomo.

Nova bateria LFP

A montadora japonesa, que ainda não tem nenhum modelo 100% elétrico à venda no mercado, disse que a partir de 2026, irá implementar também uma nova geração de bateria de lítio-fosfato-ferro (LFP), que prometem ser até 40% mais baratas que as atuais do mercado, visando tornar os carros elétricos mais acessíveis.

A Toyota ainda não divulgou detalhes sobre o preço do veículo autônomo ou da nova bateria LFP. Além do Bozhi 3X, a montadora japonesa também está trabalhando em outros projetos de eletrificação, incluindo o desenvolvimento de novos modelos de carros elétricos e híbridos.