NOVA EQUIPE

Celebrando Senna e os 30 anos de Brasil, Audi mostra novo carro da Fórmula 1

A marca planeja adquirir uma participação de 100% no Grupo Sauber e acelerar os preparativos para entrar na categoria já no início da temporada de 2026

Por Frank Martins
Publicado em 23 de março de 2024 | 09:00
 
 
 
normal

A Audi, em uma cerimônia marcada pela celebração dos 30 anos da marca no Brasil e em homenagem ao legado de Ayrton Senna, apresentou em solo brasileiro o protótipo de seu carro para a Fórmula 1, previsto para competir a partir de 2026. O desenvolvimento do motor tem sido conduzido nas instalações da Audi Sport em Neuburg, próximo a Ingolstadt, ao sul da Alemanha, marcando a primeira vez em mais de uma década que uma motorização da Fórmula 1 será construída na Alemanha.

A presença de Senna ainda é tão marcante na marca que o capacete do ídolo estava no centro do palco e o Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil Gerold Pillekamp fez questão de se referir ao piloto brasileiro como 'patrão'. A história da Audi no Brasil remonta a 1992, quando o sedã Audi 100 fez sua primeira aparição no Salão do Automóvel de São Paulo. No ano seguinte, Ayrton Senna tornou-se o representante oficial da marca no país, inaugurando a Senna Import. Desde então, a marca consolidou sua presença no mercado brasileiro, oferecendo veículos inovadores e tecnologicamente avançados.

"É com grande satisfação que a Audi celebra três décadas de história no Brasil. Durante esse período, consolidamos nossa posição no mercado automotivo nacional, compreendendo as necessidades dos consumidores brasileiros e oferecendo uma experiência premium em todos os aspectos", declara Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.

Em colaboração com a Senna Brands, a Audi vai comemorar os 30 anos do legado de Ayrton Senna, cuja parceria trouxe a marca para o mercado brasileiro. A união das marcas será celebrada por meio de um projeto institucional e ações que refletem os valores compartilhados e os legados das duas empresas.

Audi do Brasil celebra 30 anos com Q6 e-tron, Fórmula 1 e RS 6 Avant Legacy

Os testes iniciais com o novo motor da Fórmula 1 estão previstos para 2025. Além disso, a Audi anunciou a reestruturação de sua equipe diretiva para a Fórmula 1 e a intenção de adquirir 100% do Grupo Sauber, uma equipe experiente que irá fabricar o veículo de corrida em sua sede em Hinwil, na Suíça, além de gerenciar as operações das corridas. Junto com as novidades também crescem as expectativas sobre quem serão os pilotos da nova escuderia.

"A entrada da Audi na Fórmula 1 a partir de 2026 reflete nosso compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade. Nossa história, desde as pistas de corrida até os avanços em tecnologia eletrificada, nos prepara para competir na categoria mais prestigiada do automobilismo global", afirma Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

A Sauber também será responsável pelo planejamento e execução das operações da corrida. "A chegada na Fórmula 1 é o ápice da história de sucesso da Audi no automobilismo e representa um grande desafio esportivo e financeiro. Estamos acelerando nossos preparativos para a temporada de 2026", destaca Manfred Döss, Presidente do Conselho de Supervisão da AUDI AG.

Além do anúncio relacionado à Fórmula 1, a Audi revelou o protótipo do Audi Q6 e-tron, marcando sua incursão na eletrificação. Equipado com tecnologia de ponta, o veículo representa um avanço significativo na estratégia de eletrificação e digitalização da marca. O protótipo estará disponível para pré-venda no segundo semestre de 2024.

A Audi reforçou seu compromisso com a mobilidade elétrica no Brasil, investindo em infraestrutura de recarga e garantindo que sua rede de concessionárias esteja equipada com carregadores ultrarrápidos em todo o país. Marcos Quaresma, Head de Eletrificação da Audi do Brasil, destaca que o país desempenha um papel central na estratégia global de eletrificação da marca.

Junto com o Q6 E-Tron, a Audi também anunciou uma série especial do RS6 Avant, um dos modelos mais icônicos da marca. Com sua combinação única de potência, elegância e versatilidade, o RS6 Avant tem conquistado admiradores em todo o mundo. 

A série especial promete agregar ainda mais exclusividade e sofisticação a este modelo tão aclamado. Limitada a apenas 15 unidades, a série especial é identificada pelo logotipo "Audi 30 years" gravado no vidro traseiro e estará disponível ao longo do ano de 2024 nas concessionárias da fabricante em todo o país, com garantia estendida de três anos e preço sugerido de R$ 1.364.990,00.

Em termos de desempenho, o motor 4.0 litros TFSI V8 biturbo foi otimizado para oferecer uma experiência de condução ainda mais emocionante. Com turbo-compressores maiores e ajustes de software refinados, a potência aumentou para 630 cv e o torque para 850 Nm. Com uma transmissão tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro, o veículo pode atingir 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 280 km/h.

*repórter viajou ao evento a convite da Audi

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!