ESTILO: 4
Futurista e com ares de espaçonave, o desenho do C4 Pallas não é para os hesitantes e sua escolha denota uma opção forte. Reconhecidamente inovadora, desta vez amarca foimais além, com faróis e lanternas que mais parecem obras de arte. O interior - igualmente moderno, comvários displays de informações e a parte central do volante fixa, não rodando juntamente ao aro durante asmanobras - émuito espaçoso e aconchegante.
ESPAÇO INTERNO: 4
Muito confortável para quatro adultos, com surpreendente espaço para as pernas dos passageiros detrás. Cinco adultos não ficarão tão bem acomodados, pois o desenho do banco traseiro não oferece rebaixos para os três lugares e nas curvas o ocupante do meio fica sem apoio. Não confunda o ventilador interno, instalado para os passageiros do banco detrás, com as saídas de ar-condicionado traseiras. O sistema existente apenas pega o ar ambiente dentro do habitáculo e o impulsiona sobre os ocupantes.
ACABAMENTO INTERNO: 4
Muito luxo com bancos revestidos em couro e materiais de ótima qualidade. Em estilo futurista e linhas limpas e fluidas, o interior é prático e moderno, com empolgante efeito visual, principalmente devido ao mostrador digital no centro do painel. O console entre os bancos dianteiros merecia mais atenção do pessoal de projeto: sua estrutura não é bem firme, permitindo que oscilemuito quando se apóiamais forte sobre ele. Também sua cobertura, que em outros veículos serve para guardar objetos, desprende-se com facilidade, expondo a fiação e demais componentes internos.
NÍVEL DE RUÍDO: 4
Em baixas rotações, o veículo é acusticamente agradável. Nas altas rotações, quando o motor é mais solicitado, o ruído excede ao esperado. Descarga, suspensão e carroceria são silenciosas.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: 3
Apesar de ser um veículo baseado nas mais novas tecnologias disponíveis e com uma elogiável lista de equipamentos de série, a única novidade é a adoção da parte central do volante (onde normalmente fica o airbag e o acionamento da buzina), fixa, não girando juntamente com o aro. Essa solução é interessante, pois faz com que os botões de acionamento fiquem quietinhos, mesmo nas mais agitadas condições de condução, de forma que sempre podemos encontrá-los rapidamente e com segurança. Cabe lembrar que essa arquitetura do volante requer costume e a alteração de eventuais hábitos ao segurar a roda de direção.
PORTA-MALAS: 5
O porta-malas é enorme e comporta 580 l, com acabamento impecável e rede para impedir que os pequenos objetos fiquem rolando em seu interior.
SEGURANÇA: 4
O modelo é bem completo e traz de série uma apreciável lista de equipamentos, como ar-condicionado digital com duas zonas na dianteira, travas com acionamento remoto, computador de bordo, indicador do nível de óleo do motor, porta-luvas com refrigeração, botões de comando de várias funções no volante, volante regulável, rodas em liga leve, alarme, airbags dianteiros frontais e cortina, controle de tração, sensores de estacionamento, faróis com acendimento automático e regulagem elétrica, faróis de neblina e piloto automático. O pacote é tão generoso que o único opcional sugerido é faróis em xênon.
DIREÇÃO: 4
Os assentos dianteiros proporcionam excelente apoio lateral nas curvas - o do motorista também permite o ajuste da altura eletricamente. A regulagem da direção em altura e profundidade completa o necessário para o bom posicionamento do condutor. O bonito conjunto de displays disponibiliza todas as informações necessárias, mas seu posicionamento não agrada completamente. A organização das informações em três grupos principais divide a atenção do motorista, principalmente quanto ao painel que informa a velocidade, no centro do veículo, completamente fora da linha de visão do motorista.
CÂMBIO: 3
Trata-se de um veículo que oferece tranqüilidade e deve ser conduzido da mesma forma. A transmissão não é rápida e, às vezes, apresenta alguns traquinhos em baixas velocidades. Em operação manual, conhecida como Tiptronic, temos a mesma situação encontrada em vários outros veículos com sistemas semelhantes, nos quais as solicitações do motorista nem sempre são prontamente atendidas e, muitas vezes, em faixas de rotação elevada, simplesmente não são acatadas, sem qualquer aviso.
SUSPENSÃO: 4
A suspensão é confortável, entre as mais agradáveis da categoria. Nas condições de uso familiar, até mesmo para os mais apressadinhos, não houve qualquer reação indesejável ou que comprometa a segurança. Sua grande dimensão à frente da roda dianteira faz com que o modelo raspe comfacilidade nas saídas de garagens.
VISIBILIDADE: 5
Ótima visibilidade e bom posicionamento do motorista, sem mais comentários. A "cintura alta" da carroceria e a conseqüente redução vertical da área envidraçada não comprometem esse item. Com perfil tecnológico e requintado, os sensores de estacionamento audiovisuais completamo conjunto com requinte, segurança e conforto.
DESEMPENHO: 3
Apesar de seus 143 cv, o perfil da distribuição do torque do motor 2.0, movido a gasolina, e a transmissão com reações "calmas" determinam um comportamento "pesado" e parcimonioso, sobretudo em baixas velocidades. Os números são 16 válvulas, 20,4 kgfm de torque e consumo cidade/estrada 8,2 e 11,4 km/l, respectivamente. O carro desloca de 0 a 100 km/h em 11,7s.