O Corpo de Bombeiros de São Paulo anunciou o lançamento de uma consulta pública visando estabelecer regulamentações para vagas e carregadores de carros elétricos.
A iniciativa, presente na fase de minuta do Parecer de “Ocupações com estações de recarga para veículos elétricos”, estará disponível para participação durante 30 dias a partir da publicação, realizada na última sexta-feira (5), no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Entre as propostas em análise estão regulamentações técnicas para a instalação de carregadores e medidas de segurança estrutural, como a obrigatoriedade de equipamentos que desliguem os carregadores manualmente em uma distância entre 20 e 40 m do aparelho, a presença de extintores e sinalizações de perigo.
Pontos polêmicos nas vagas de estacionamento
Um dos pontos mais debatidos na proposta refere-se à disposição das vagas de estacionamento. Alternativas como o distanciamento do carro elétrico em cinco metros de outros veículos durante o carregamento ou a instalação de paredes corta-fogo entre os veículos têm gerado discussões.
Em garagens cobertas, a sugestão inclui a instalação de chuveiros automáticos (sprinkler) com detectores de fumaça, além da possibilidade de chuveiros individuais em vagas cercadas por paredes corta-fogo até o teto. No entanto, a proposta também planeja proibir a instalação de carregadores em estacionamentos de difícil acesso.
Impactos e críticas
A eventual aprovação dessa portaria pelo Corpo de Bombeiros poderá acarretar demandas adicionais de custo e espaço para a instalação de novos pontos de recarga, assim como para a adequação dos já existentes.
Especialistas, como Evandro Mendes, CEO da Eletricus e conselheiro na Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), questionam algumas das propostas apresentadas, destacando possíveis inconsistências nos argumentos de segurança e ressaltando a importância de considerar a qualidade das instalações elétricas no processo regulatório.
Mendes destaca a importância de ampliar o escopo da regulamentação para abordar não apenas os carregadores, mas também a qualidade das instalações elétricas, enfatizando a necessidade de profissionais do setor seguirem as normas estabelecidas pela ABNT para garantir a segurança dos sistemas de recarga.