Muitos motoristas já se incomodaram com algum barulho pelo carro, aquele que ele nunca sabe direito de onde vem, como ou porque surgiu. Mas desvendar esse "mistério" é coisa para oficinas especializadas em eliminar esses ruídos, mais popularmente conhecidos como "grilos".
O trabalho é meticuloso exigindo a paciência de profissionais com ouvidos afinados, que realizam o diagnóstico do problema tal como afinadores de piano. Para conhecer mais detalhes sobre esse tipo de serviço, a reportagem do Direção entrou em contato com a Papa Grillos, em São Paulo, reconhecida como uma das melhores oficinas do ramo no Brasil.
De acordo com o especialista Evilácio Souza Filho, antes de mais nada é necessário dar uma ou até várias voltas com o carro para desvendar de onde vêm os barulhinhos irritantes. "Nessa hora descobrimos a gravidade e a localização do problema, que pode variar de um simples tico-tico a uma verdadeira escola de samba", contou. Entender o aparecimento dos "grilos" não é tão difícil quanto parece.
Um carro é feito a partir de milhares de peças, logo a possibilidade de que uma entre em atrito com a outra, se solte ou fique frouxa com o passar do tempo acaba sendo alta. Segundo os especialistas no assunto, o surgimento dos incômodos ruídos nos veículos é causado principalmente pela ausência de um revestimento suficiente ou de qualidade específica nos espaços que separam cada parte do automóvel.
Espuma
A identificação do local do ruído pode ser a mais trabalhosa do serviço e a solução do problema em si consiste em desmontar a parte barulhenta e revestir os vãos do componente ruidoso com espuma de várias espessuras, impedindo com que as peças entrem em contato direto.
De acordo com as oficinas especializadas, a maioria dos "grilos" se concentram no painel do carro, portas, bancos, tetos, pára-choques e porta-malas. No painel, é comum que fios soltos no interior dele sejam a causa do problema. Neste caso, para eliminar o foco de barulho, os fios são embrulhados por uma espuma fina e maleável. Além de evitar que eles fiquem soltos, o material absorve os ruídos. Espaços nas juntas, que separam muitas peças como as portas, também costumam causar vibrações ou rangidos indesejados com o tempo.
Este tipo de ruído específico é eliminado com o preenchimento dos vãos a partir da aplicação de silicone plástico. Ainda nas portas, a falta de lubrificação dos trilhos onde correm os vidros causa com o tempo o ressecamento das borrachas que sustentam a peça ocasionando um chato rangido. A solução fica por conta da aplicação de graxa nas calhas. Aperto de parafusos também ajuda bastante na eliminação de ruídos indesejados.
Utilitários
Em Belo Horizonte, a reportagem do Direção constatou que são poucas as empresas especializadas exclusivamente no serviço de eliminação de ruídos automotivo.
Uma das mais tradicionais é a Tira Grilo Auto Portas, situada na avenida Montese, no bairro Itapoã, região Norte da capital. Neste tipo de oficina, os chamados veículos utilitários esportivos predominam. Quando visitamos a oficina, os mecânicos trabalhavam numa Nissan Frontier. A explicação é simples. Por trafegarem em estradas de terra e outros terrenos irregulares com maior frequência, esses carros são disparados os mais suscetíveis a ficar com peças, fios e outros componentes soltos.
"Além de proporcionar mais conforto aos ocupantes, a eliminação dos ruídos, classificado pelas montadoras como problema inerente as condições de uso do automóvel, sem dúvida valoriza o veículo na hora da revenda", disse Souza.
Dirija sem esse barulho
