Os americanos têm uma predileção por veículos grandes, como os SUVs e as picapes, mas uma mudança nas regulamentações ambientais pode estar prestes a alterar essa preferência arraigada no país.

Segundo a consultoria Jato Dynamics, mais de 8,7 milhões de SUVs e picapes foram vendidos nos EUA em 2023, representando mais da metade de todas as vendas de veículos novos. Mas essa tendência pode estar a ponto de mudar.

Crise do petróleo moldou o mercado 

Em 1973, a crise do petróleo teve um impacto profundo nos hábitos de consumo de veículos nos EUA. O governo federal respondeu impondo padrões de economia de combustível aos fabricantes de automóveis, dando início a uma mudança no paradigma automobilístico.

No entanto, a isenção de impostos para os chamados "caminhões leves" desses padrões criou uma brecha que incentivou a produção e venda de SUVs e picapes, visto que eram categorizados como tal nos EUA.

Impacto ambiental e de segurança

O amor dos americanos por carros grandes tem um custo significativo para o meio ambiente e para a segurança nas estradas. Os veículos mais pesados emitem mais gases de efeito estufa e representam um risco maior para outros usuários da estrada em caso de acidentes.

Recentemente, a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) anunciou planos para reforçar os padrões de emissões e restringir a definição de "caminhões leves".

Isso poderia forçar os fabricantes a produzir modelos mais eficientes, aumentando os preços dos carros grandes em comparação com os modelos menores.

Perspectivas para veículos elétricos

Apesar das mudanças nas regulamentações, os veículos elétricos podem não ser a solução definitiva para reduzir o tamanho dos carros. Muitos SUVs elétricos ainda podem ser considerados "caminhões leves" e continuariam a se beneficiar de padrões de eficiência mais baixos.