A Citroën se prepara oara o lançamento do SUV cupê C3 X, previsto para 2024. O inédito modelo se juntará à família C-Cubed, que já conta com os populares modelos C3 e C3 Aircross, lançado neste mês no Brasil.
O editor do AUTOTEMPO, Raimundo Couto, capturou imagens exclusivas da unidade de teste do C3 X, percorrendo a pouco movimentada avenida Agulhas Negras, no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O local é ponto assíduo da presença de novos veículos em desenvolvimento da Stellantis, grupo dono da Citroën.
Mesmo sob camuflagem pesada, elementos distintos do design da Citroën, como os faróis bipartidos e a grade frontal, são perceptíveis no protótipo do C3 X. A inclinação acentuada da coluna C na parte traseira revela a intrigante carroceria do novo SUV cupê da marca francesa.
Design inspirado no C4 X europeu
O design do C3 X está projetado para estar em sintonia com os modelos irmãos da família C-Cubed, buscando inspiração no novo Citroën C4 X (nas fotos abaixo), lançado na Europa. Compartilhando a plataforma modular CMP, todos os membros desta linha garantem padrões elevados de desempenho e segurança.
O C3 X deve ter dimensões semelhantes ao C3 Aircross, recentemente lançado nas versões de 5 lugares, com planos para variantes de 7 lugares a partir de fevereiro.
A produção do novo SUV cupê está programada para ocorrer em Porto Real (RJ), fortalecendo o compromisso da Citroën com a indústria nacional, e o lançamento oficial está agendado para o segundo trimestre de 2024.
Qual será o motor e câmbio do C3 X?
Embora a confirmação da motorização ainda esteja pendente, há fortes indícios de que o futuro Citroën C3 X será equipado com o motor T200 da Stellantis, um 1.0 turbo capaz de gerar até 130 cv de potência.
A expectativa é que este motor seja combinado ao conhecido câmbio automático CVT da Stellantis, capaz de simular até sete marchas, proporcionando uma experiência de condução eficiente e dinâmica.