A Kawasaki revelou nesta semana novos detalhes técnicos da Ninja e-1 e da Z e-1, as inéditas versões 100% elétricas dos dois modelos da marca japonesa. Exibidos pela primeira vez no último Salão de Milão, na Itália, em 2022, os dois modelos têm passaporte carimbado para o Brasil.
As Ninja e-1 e Z e-1 da Kawasaki são equipadas com um motor elétrico de potência nominal de 5 kW, equivalente a 6,8 cv, com uma capacidade máxima de 9 kW, que se traduz em cerca de 12 cv de potência máxima. O torque atinge 4,1 kgfm. Apesar de sua natureza elétrica, essas motos mantêm a aparência esportiva das consagradas Ninja 400 e Z400.
Sistema de bateria removível
Um dos destaques dessas motocicletas elétricas é o sistema de bateria dupla removível, com as baterias conectadas em paralelo. Esse design não apenas aprimora a eficiência da carga, como também oferece uma autonomia interessante.
Segundo divulgado pela Kawasaki, suas inéditas motos elétricas poderão percorrer até 72 km com uma única carga, tornando-as ideais para deslocamentos urbanos.
A Kawasaki oferece diversas opções de recarga para as motocicletas elétricas, incluindo um posto de recarga onde a bateria pode ser inserida e um cabo que se conecta à máquina por meio de uma tomada sob o banco.
As baterias também possuem indicadores de carga embutidos para maior comodidade. Além disso, os entusiastas podem personalizar suas motos com acessórios, como os assentos Ergo-Fit de +30 mm, garantindo uma experiência de pilotagem ainda mais confortável.
Para otimizar a eficiência energética, as Ninja e-1 e Z e-1 estão equipadas com um sistema de frenagem regenerativa, que ajuda a recuperar durante a desaceleração. Esse recurso não apenas aumenta a autonomia das motocicletas, mas também contribui para a sustentabilidade.
Modos de condução
Assim como a maioria das motos elétricas, as Ninja e-1 e Z e-1 dispensam embreagem e marchas, proporcionando uma experiência de pilotagem simplificada: basta "girar e acelerar". Além disso, essas máquinas oferecem dois modos de pilotagem, "Road" e "Eco", bem como a opção "e-boost" para atingir a potência máxima de 12 cv.
A velocidade máxima declarada é de 99 km/h. Tanto a Ninja e-1 quanto a Z e-1 contam com funções de marcha à ré e "passos de caminhada" para manobras em espaços apertados ou aclives.
As Ninja e-1 e Z e-1 exibem um design contemporâneo com opções de cores prata e verde. O painel do piloto é composto por uma tela TFT com conectividade para smartphone, fornecendo informações essenciais, como o status da moto, autonomia e modo de pilotagem selecionado.