A Renault lançou no Brasil nesta quinta-feira (21) o Megane E-Tech, novo SUV elétrico da marca francesa, por R$ 279.900. Ele será o segundo membro da família E-Tech vendido no país, que já conta com o SUV compacto Kwid elétrico à venda. Com a chegada do Megane E-Tech, o Renault Zoe saiu de linha no Brasil.

Novo Megane E-Tech é o primeiro SUV elétrico da Renault a chegar ao Brasil

Importado da planta da Renault em Douai, na França, o Megane E-Tech estreia a inédita plataforma CMF-EV com motor de 220 cv, torque instantâneo de 30,6 kgfm e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

Uma de suas muitas inovações é a assinatura luminosa do SUV aliada à tela multimídia combinada ao painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, além de dispositivos avançados de assistência de condução e segurança ao motorista.

Dimensões e estilo do Megane E-Tech

A distância entre-eixos do SUV francês é de 2,69 m, similar à do Toyota Corolla e dos recém-lançados hatches BYD Dolphin e GWM Ora 03, ambos 100% elétricos.

O Megane E-Tech tem 4,20 m de comprimento e sua bateria chama atenção por sua espessura fina, de apenas 110 mm, o que resulta em mais espaço interno; As rodas de liga leve aro 18 e diamantadas, além de sua linha de cintura elevada conferem robustez ao SUV ligado a tomada.

Novo Megane E-Tech é o primeiro SUV elétrico da Renault a chegar ao Brasil

Tendência nos carros mais modernos, o Megane E-Tech também traz ares de sofisticação ao contar com maçanetas da porta embutidas, que saltam para fora ao detectar a tradicional chave-cartão presencial da Renault. 

Sustentabilidade em destaque

O revestimento dos bancos do Megane E-Tech utiliza tecidos 100% reciclados. Os porta-objetos nos painéis das portas são forrados com o mesmo tipo de material.

Uma boa sacada da Renault na busca por mais espaço é a localização da alavanca de marchas, que fica atrás do volante, comum no passado em modelos vendidos nos EUA.

Um botão acionado pelo volante multifuncional descortina um conveniente porta-objetos extra, entre os dois bancos dianteiros, com capacidade de 7L.

Novo Megane E-Tech é o primeiro SUV elétrico da Renault a chegar ao Brasil

Bateria e autonomia do Megane E-Tech

Um ponto alto do SUV é sua autonomia de até 337 km, conforme aferido pelo Inmetro. A bateria de 60 kWh do Megane E-Tech tem garantia de 8 anos ou 160 mil km.

De série, o SUV elétrico traz o cabo para recarga em terminais públicos ou privados. Para recarregar o carro em casa, uma tomada flexcharger será vendida pela Renault como acessório.

Segundo a marca, em carregador rápido, o Megane E-Tech recupera dos 15% até 80% da carga da bateria em apenas 36 minutos e em um wallbox de 22 kW, leva 1h50.

Novo Megane E-Tech é o primeiro SUV elétrico da Renault a chegar ao Brasil

Explorando um novo nicho de mercado

Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, ressalta a importância do lançamento do SUV elétrico na estratégia de eletrificação da marca no país. “Acreditamos que o Megane E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável, e esta é a nossa visão de futuro na Renault do Brasil”, afirma Gondo.

O modelo de alto valor agregado pertence a um segmento inédito que, até então, os franceses não atuavam no país. Segundo a Renault, o Megane E-Tech se encaixa no perfil dos chamados clientes "early adopters", ou seja, que buscam por tecnologia e modernidade em termos de design, além de soluções voltadas para uma mobilidade mais sustentável.

Novo Megane E-Tech é o primeiro SUV elétrico da Renault a chegar ao Brasil

A história do Megane no Brasil

O nome Megane é familiar ao consumidor brasileiro, mas não como um SUV. Por aqui, o antigo sedã da Renault chegou importado da Argentina, em 1998. Depois, passou a ser produzido na planta da Renault, em São José dos Pinhais, no Paraná.

Em 2010, Renault Megane saiu de linha para dar espaço ao Fluence, modelo também já descontinuado pela fabricante francesa. Enquanto isso, na Europa, o Megane seguiu sua trajetória evolutiva e, recentemente, virou SUV e ganhou sua versão elétrica.

Novo Megane E-Tech é o primeiro SUV elétrico da Renault a chegar ao Brasil

Ficha Técnica - Renault Megane E-Tech

Motor: Elétrico, Dianteiro, 220 cv com 35,6 kgfm de torque
Câmbio: Automático com tração dianteira
0 a 100 km/h: 7,4 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Suspensão: McPherson (dianteira), Multilink (traseira)
Freios: Disco Ventilado (dianteiros) / Disco Sólido (traseiros)
Tamanho: 4,21 m (C); 1,77 m (L); 1,55 m (A); 2,70 m (entre-eixos)
Direção: Elétrica
Peso: 1.624 kg
Porta-malas: 440 L
Pneus: 215/45 R18
Autonomia (Inmetro): 337 km