A Omoda Jaecoo, submarca da montadora chinesa Chery, está traçando planos para produzir veículos no Brasil. A fabricante cogita transformar a planta da Chery, em Jacareí, no interior de São Paulo, parada desde 2022, em um hub de produção para atender os países da América Latina.
Contudo, o projeto ainda depende de um acordo com a Caoa, que detém o direito de operação da Chery no Brasil. Na verdade, a possível operação independente da Omoda Jaecoo no país pode causar um imbróglio judicial.
Produção a partir de 2025
A proposta inclui a produção local, em Jacareí, dos modelos Omoda e Jaecoo a partir de 2025. Após a confirmação da importação do SUV elétrico Omoda 5 no Brasil em maio, a submarca da Chery, a Omoda, planeja abrir 40 concessionárias próprias em todo o país até 2024.
A partir de 2025, a intenção é garantir a produção nacional de seus modelos, utilizando a planta de Jacareí para a montagem dos veículos.
Fábrica no Nordeste como alternativa
Alex Wang, diretor de operações da Omoda Jaecoo Brasil, expressou o desejo da Chery de investir e produzir em Jacareí durante um evento em São Paulo, na última semana.
No entanto, ele destacou a existência de uma disputa com a Caoa, que atualmente impede a concretização dos planos.
Se não houver um acordo, a Omoda não descarta a possibilidade de construir uma nova fábrica, com o Nordeste sendo uma região considerada devido aos incentivos fiscais.