A primeira vez que mantive contato com carros fabricados na China aconteceu durante uma distante edição do Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Depois de atravessarem o oceano, os chineses acabaram sendo, literalmente, “barrados no baile”.

Não foi fácil a trilha percorrida pelos carros chineses

A marca chinesa Chery só embalou no mercado brasileiro depois que a CAOA entrou no negócios

No pavilhão principal onde as estrelas americanas General Motors, Ford e Jeep mostravam seus produtos em gigantescos estandes, com shows de pirotecnia e muito barulho, a eles nem foi permitida a entrada dentro.

Sem direito a participar da festa, ficaram do lado de fora

Os fabricantes chineses que se dispuseram a desembarcar nos EUA, àquela época, com intenção de aproveitar a grande vitrine que é a mostra americana de veículos, deram com a “cara na porta”. A esta turma vinda da China foi oferecido um local na parte externa do principal espaço do Cabo Hall, local onde acontece o salão.

Uma profecia anunciava que um dia eles chegariam

A GWM adquiriu a planta da Mercedes Benz, em Iracemápolis e prepara para produzir localmente

Mesmo assim, timidamente acomodados e em lugar de pouco movimento e trânsito de jornalistas, que anualmente viajam aos EUA para cobrir o evento, eles deram seu recado. E ninguém menos que o já falecido mago Bob Lutz, engenheiro automotivo com passagens pelas maiores marcas do mundo, fez o papel de garoto propaganda ao dizer em alto e bom a frase: “Eles estão chegando”, que soou profética.

O Brasil é hoje um mercado muito atraente aos olhos do mundo

Muitos pares de anos se passaram e a previsão de Lutz se confirmou. Os chineses chegaram e fixaram residência e o Brasil vem recebendo-os de braços abertos. Principalmente os que aqui acreditam e investem na construção de fábrica para produzirem seus automóveis.

No próximo ano teremos em operação três fábricas no Brasil de carros chineses

A chinesa BYD fabricará seu automóveis na planta que pertenceu a Ford na Bahia

Se em um passado remoto parecia impossível acreditar que teríamos fábricas de automóveis chineses por aqui, hoje temos uma em plena produção, a Caoa-Chery, uma em fim de adaptação para iniciar a fabricação de seus produtos, a Great Wall Motors (GWM) e na semana passada assistimos ao anúncio de uma terceira, a BYD, para o fim do próximo ano.

Dentro do contexto atual os chineses produzirão híbridos ou 100 % elétricos

E mais do que isso todas mergulhadas no universo da eletrificação, com seus automóveis movidos com motores ou híbridos ou totalmente elétricos. A desconfiança que vivemos anos atrás com a chegada dos carros “made in Coréia” e de poucas chinesas, como a Jac Motors, que ameaçou construir uma planta na Bahia e não passou de um balão de ensaio, ficou para trás.

A Jac Motors chegou a lançar a pedra fundamental de uma fábrica no Brasil