Após 14 anos desde o seu lançamento, a Volkswagen Saveiro recebeu em 2023 mais uma reestilização para se manter no mercado das picapes compactas.
A próxima geração, prevista para 2026, ainda é incerta, levantando questionamentos sobre seu futuro diante da concorrência. Ultrapassada, a VW Saveiro 2024 chegou às lojas com sutis mudanças visuais e algumas atualizações custando a partir de R$ 98.670, na versão Robust, cabine simples.
O que mudou na Saveiro?
A nova linha 2024 da Saveiro apresenta uma série de alterações visuais, incluindo um novo capô mais alto e com vincos mais marcados, proporcionando uma aparência mais robusta.
O para-choque dianteiro foi redesenhado, melhorando o ângulo de entrada, enquanto os faróis, embora ainda halógenos, ganharam nova disposição e contam com luz diurna. Na traseira, as lanternas foram levemente modificadas, acompanhadas por um novo design no para-choque e máscara preta.
Novos equipamentos de série
No interior, a Saveiro 2024 recebeu atualizações como novas padronagens de tecidos e a opção de uma faixa central do painel com a inscrição "Saveiro", dependendo da versão.
A versão top de linha, a Saveiro Extreme (R$ 115.690) testada pelo Autotempo, apresenta diversos equipamentos, incluindo controles de tração e estabilidade, bancos em couro, central multimídia com espelhamento por cabo com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.
Desde a versão de entrada a Robust cabine simples (R$ 98.670), a Saveiro oferece: ar-condicionado manual, direção hidráulica, freios a disco nas quatro rodas e sensor traseiro de estacionamento.
Na versão Extreme, cabine dupla, a picape traz ainda faróis de neblina, sensor de pressão dos pneus e volante multifuncional revestido em couro.
Por mais R$ 2.180, você compra o pacote Tech, que acrescenta a picape: assistente de controle em descida; espelho retrovisor interno anti ofuscante;
piloto automático, além de sensores de chuva e crepuscular.
Mesmo motor e nada de câmbio automático
Sob o capô, a Saveiro 2024 mantém o motor flex 1.6 16V, aspirado, de até 116 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, que atende bem às pisadas no acelerador. O câmbio segue sendo manual, de cinco marchas.
A picape da Volkswagen, ao contrário da rival Fiat Strada, o modelo mais vendido do Brasil, não oferece câmbio automático, nem mesmo na versão top de linha.
Embora não conte com inovações tecnológicas, o motor aspirado demonstra boa elasticidade na entrega de potência, proporcionando uma condução suave e eficiente. O consumo da Saveiro também está dentro da média para o segmento.
Saveiro come poeira em vendas
Embora ofereça algumas atualizações visuais e equipamentos, a picape Saveiro ainda fica devendo e muito em relação à Fiat Strada, líder absoluta de vendas no Brasil.
A falta de inovações tecnológicas e a ausência de uma transmissão automática ou de um motor turbo como o modelo rival da Fiat, afeta a competitividade da picape da VW.
Em vendas, a Saveiro toma um banho da Strada há anos. Em 2023, não foi diferente. Enquanto a picape da Fiat emplacou 120.070 unidades, a Saveiro registrou 46.595 unidades.
Ficha técnica - VW Saveiro Extreme 2024
- Motor: 1.6 16V flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros
- Potência máxima: 106 cv (gasolina) e 116 cv (etanol) a 5.750 rpm
- Torque máximo: 15,4 kgfm (gasolina) e 16,1 kgfm (etanol) a 4.000 rpm
- Câmbio: manual de 5 marchas; tração dianteira
- Suspensão: Independente do tipo McPherson (dianteira); eixo de torção com molas helicoidais (traseira)
- Pneus/rodas: liga leve aro 15, pneus 205/60 R15
- Tamanho: 4,49 m (C); 1,72 m (L); 1,56 m (A) e 2,75 m (entre-eixos)
- Capacidade da caçamba: 580 L
- Capacidade de carga: 638 kg
- Tanque: 55 litros
- Consumo (Inmetro): Cidade - 7,8 km/L (etanol), 11,3 km/L (gasolina) /Estrada - 8,9 km/L (etanol), 12,6 km/l (gasolina)