Após 14 anos desde o seu lançamento, a Volkswagen Saveiro recebeu em 2023 mais uma reestilização para se manter no mercado das picapes compactas.

A próxima geração, prevista para 2026, ainda é incerta, levantando questionamentos sobre seu futuro diante da concorrência. Ultrapassada, a VW Saveiro 2024 chegou às lojas com sutis mudanças visuais e algumas atualizações custando a partir de R$ 98.670, na versão Robust, cabine simples.

VW Saveiro Extreme 2024 é a versão top de linha da picape testada pelo Autotempo

O que mudou na Saveiro?

A nova linha 2024 da Saveiro apresenta uma série de alterações visuais, incluindo um novo capô mais alto e com vincos mais marcados, proporcionando uma aparência mais robusta.

VW Saveiro Extreme 2024 é a versão top de linha da picape testada pelo Autotempo

O para-choque dianteiro foi redesenhado, melhorando o ângulo de entrada, enquanto os faróis, embora ainda halógenos, ganharam nova disposição e contam com luz diurna. Na traseira, as lanternas foram levemente modificadas, acompanhadas por um novo design no para-choque e máscara preta.

Novos equipamentos de série

No interior, a Saveiro 2024 recebeu atualizações como novas padronagens de tecidos e a opção de uma faixa central do painel com a inscrição "Saveiro", dependendo da versão.

VW Saveiro Extreme 2024 é a versão top de linha da picape testada pelo Autotempo

A versão top de linha, a Saveiro Extreme (R$ 115.690) testada pelo Autotempo, apresenta diversos equipamentos, incluindo controles de tração e estabilidade, bancos em couro, central multimídia com espelhamento por cabo com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

VW Saveiro Extreme 2024 é a versão top de linha da picape testada pelo Autotempo

Desde a versão de entrada a Robust cabine simples (R$ 98.670), a Saveiro oferece: ar-condicionado manual, direção hidráulica, freios a disco nas quatro rodas e sensor traseiro de estacionamento.

Na versão Extreme, cabine dupla, a picape traz ainda faróis de neblina, sensor de pressão dos pneus e volante multifuncional revestido em couro.

VW Saveiro Extreme 2024 é a versão top de linha da picape testada pelo Autotempo

Por mais R$ 2.180, você compra o pacote Tech, que acrescenta a picape: assistente de controle em descida; espelho retrovisor interno anti ofuscante;
piloto automático, além de sensores de chuva e crepuscular.

Mesmo motor e nada de câmbio automático

Sob o capô, a Saveiro 2024 mantém o motor flex 1.6 16V, aspirado, de até 116 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, que atende bem às pisadas no acelerador. O câmbio segue sendo manual, de cinco marchas.

VW Saveiro Extreme 2024 é a versão top de linha da picape testada pelo Autotempo

A picape da Volkswagen, ao contrário da rival Fiat Strada, o modelo mais vendido do Brasil, não oferece câmbio automático, nem mesmo na versão top de linha.

Embora não conte com inovações tecnológicas, o motor aspirado demonstra boa elasticidade na entrega de potência, proporcionando uma condução suave e eficiente. O consumo da Saveiro também está dentro da média para o segmento.

VW Saveiro Extreme 2024 é a versão top de linha da picape testada pelo Autotempo

Saveiro come poeira em vendas

Embora ofereça algumas atualizações visuais e equipamentos, a picape Saveiro ainda fica devendo e muito em relação à Fiat Strada, líder absoluta de vendas no Brasil.

A falta de inovações tecnológicas e a ausência de uma transmissão automática ou de um motor turbo como o modelo rival da Fiat, afeta a competitividade da picape da VW.

Em vendas, a Saveiro toma um banho da Strada há anos. Em 2023, não foi diferente. Enquanto a picape da Fiat emplacou 120.070 unidades, a Saveiro registrou 46.595 unidades. 

VW Saveiro Extreme 2024 é a versão top de linha da picape testada pelo Autotempo

Ficha técnica - VW Saveiro Extreme 2024

  • Motor: 1.6 16V flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros
  • Potência máxima: 106 cv (gasolina) e 116 cv (etanol) a 5.750 rpm
  • Torque máximo: 15,4 kgfm (gasolina) e 16,1 kgfm (etanol) a 4.000 rpm
  • Câmbio: manual de 5 marchas; tração dianteira
  • Suspensão: Independente do tipo McPherson (dianteira); eixo de torção com molas helicoidais (traseira)
  • Pneus/rodas: liga leve aro 15, pneus 205/60 R15
  • Tamanho: 4,49 m (C); 1,72 m (L); 1,56 m (A) e 2,75 m (entre-eixos)
  • Capacidade da caçamba: 580 L
  • Capacidade de carga: 638 kg
  • Tanque: 55 litros
  • Consumo (Inmetro): Cidade - 7,8 km/L (etanol), 11,3 km/L (gasolina) /Estrada - 8,9 km/L (etanol), 12,6 km/l (gasolina)