Fabricado no México, o Chevrolet Equinox RS 2023 chega ao Brasil por R$ 208.980 como versão de entrada do SUV, que sai cerca de R$ 15 mil mais em conta que a configuração top de linha do modelo, a Premier (R$ 223.840).
Tanto o Equinox RS como o Equinox Premier não têm opcionais e compartilham o mesmo conjunto mecânico. Debaixo do capô, o SUV da Chevrolet segue com o mesmo motor 1.5 turbo, a gasolina, de 172 cv de potência, da linha 2022.
Apesar de se encaixar na categoria do Jeep Compass, líder de vendas entre os SUVs médios, as pretensões do Equinox no mercado é brigar com outros como o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos, por exemplo, seja pela faixa de preço ou pelas características do utilitário-esportivo da Chevrolet.
Equinox RS: variação de tons escuros
Visto do lado de fora, a pegada esportiva do Equinox RS se resume pelos detalhes do acabamento em preto brilhante e as rodas de liga leve aro 19, calçadas com pneus de perfil baixo. A famosa ‘gravatinha dourada’ da Chevrolet é na cor preta.
Para a linha 2023, os para-choques do Equinox RS foram remodelados, bem como a grade frontal. Os faróis full-LED seccionados também marcam presença. Na traseira, a novidade são as lanternas, também em LED, com novo grafismo.
No interior, o Equinox RS volta a apostar em tons escuros para trazer ares de esportividade ao SUV. Bancos e teto são na cor preta.
Os assentos revestidos com couro sintético trazem costura em vermelho. O mesmo tipo de acabamento está presente no volante multifuncional e na alavanca de câmbio.
Sem teto solar panorâmico e painel digital
Para o motorista, há alguns mimos imprescindíveis de conforto como regulagem elétrica do banco, além da direção com ajuste de altura e profundidade.
A ergonomia é outro ponto forte do SUV. Todos os comandos estão ao alcance do condutor exigindo o mínimo de esforço.
Pela proposta esportiva, o que estranha mesmo é a falta do teto solar panorâmico no Equinox RS, presente apenas na versão mais cara (Premier).
A bordo do SUV da Chevrolet, o que também pode desapontar é a ausência de um painel de instrumentos 100% digital, disponível em modelos de marcas rivais.
Decepções à parte, o Equinox RS dá um banho na concorrência quando o assunto é espaço interno e conectividade.
Conforto e conectividade como pontos fortes
A central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas poderia ser maior, mas vem equipada com recursos interessantes como a assistente de voz Alexa e sistema wi-fi nativo, que conecta até 7 celulares em simultâneo.
O espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay é 100% sem fio. Só fica faltando mesmo o carregamento de celular por indução, item presente no Equinox Premier.
Com 2,72 m de distância entre eixos, o Equinox RS é bem espaçoso por dentro. O porta-malas com bons 468 L de capacidade completa a proposta familiar do SUV.
Outro ponto extra de conforto e conectividade do modelo da Chevrolet é o ar-condicionado digital de duas zonas, que vem com uma saída de ar dedicada aos bancos traseiras, além de 2 tomadas USB para carregar bateria de celulares e outros gadgets.
Equinox RS tem bom pacote de segurança
Na segurança, o Equinox RS também faz bonito. A versão traz um pacote bem completo com: seis airbags, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado e de colisão frontal, detector de ponto cego e de pedestres, assistente de permanência em faixa.
O utilitário-esportivo da Chevrolet também vem com os triviais piloto automático, assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e de tração. Diferentemente do Equinox Premier, com sistema 4x4, a versão RS tem tração dianteira apenas.
SUV sofre com a "teimosia" da Chevrolet
Ao volante, o Equinox RS oferece uma condução macia e segura, baseada muito mais no conforto do que na esportividade.
O motor 1.5 turbo de 172 cv trabalha em sintomia com o câmbio automático de seis marchas. O desempenho está longe de ser de um carro esportivo, mas também, nem precisa.
O Equinox RS é outra vítima da teimosia da Chevrolet, que não aderiu às “borboletas” atrás do volante para fazer a troca manual das marchas, item comum a modelos da concorrência.
Nos carros da marca, isso acontece por meio de um botão posicionado na própria manopla de câmbio, algo nada prático e intuitivo.
Média de consumo do Equinox é satisfatória
No teste do Super Motor, o Equinox RS chamou atenção pela boa média de consumo. Ao fim da nossa avaliação do modelo por 7 dias, o computador de bordo do SUV acusou média de 9,5 km/L, em percurso misto (cidade/estrada).
Com suspensão independente nas quatro rodas, o Equinox RS filtra bem os buracos no asfalto e efetua curvas com total segurança e estabilidade, mas sem direito a abusos.
Apesar de seguro, como todo SUV, em altas velocidades o Equinox tende a rolar a carroceria por ter um centro de gravidade mais alto que os hatches e sedãs, por exemplo.
O veredito do Super Motor é que o Equinox RS corresponde bem às expectativas de custo-benefício e pinta como uma das boas opções de compra para quem busca um SUV de maior porte com estilo, espaço e bem equipado.
Ficha técnica - Chevrolet Equinox RS 2023
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.5, 16 válvulas, gasolina, injeção direta, turbo
Potência máxima: 172 cv a 5.600 rpm
Torque máximo: 27,8 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas do tipo CVT, tração dianteira
Tamanho: 4,65 m (C), 1,84 m (L), 1,70 m (A)
Entre-eixos: 2,72 m
Direção: Elétrica
Freios: A disco nas quatro rodas
Pneus/rodas: 235/50 aro 19
Tanque: 56 L
Porta-malas: 468 L
Peso: 1.561 kg