O Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, a versão top de linha do SUV híbrido flex líder de vendas no Brasil, oferece um conjunto de características que conquistou uma legião de clientes desde seu lançamento em 2021.
Destacando-se pelo baixo consumo de combustível, sendo o atual SUV flex mais econômico do país, e pela confiabilidade mecânica da Toyota, o modelo também entrega um bom espaço interno. No entanto, alguns pontos, como o desempenho e detalhes de acabamento, podem causar uma certa decepção.
Comercializado por R$ 210.990, o silêncio a bordo do Corolla Cross XRX Hybrid se destaca, proporcionando uma experiência semelhante ao Corolla sedã. Entretanto, em vias esburacadas, a suspensão e o banco traseiro podem gerar algum ruído. Em velocidades mais altas, o ruído do vento se faz presente acima dos 110 km/h.
Desempenho e consumo
Em nosso teste, o motor 1.8 flex auxiliado com o propulsor elétrico e potência combinada de 122 cv revelou certa falta de elasticidade, especialmente em estradas. A compensação veio na forma de uma excelente média de consumo de 10 km/L em percurso misto, mesmo sem o modo Eco de direção ativado.
Apesar do desempenho decepcionante, o Corolla Cross híbrido destaca-se mesmo é como inimigo número 1 do posto, alcançando médias de até 17,8 km/L abastecido com gasolina na cidade, conforme o Inmetro.
Modo elétrico limitado
Embora o modo de direção totalmente elétrico seja uma opção, sua autonomia limitada para manobras curtas destaca a capacidade reduzida da bateria.
A central multimídia com tela (pequena) de 8 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e tradicionais botões físicos de atalhos para alguns comandos, oferece uma experiência completa.
O único vacilo, porém, é a conectividade USB limitada, com apenas uma porta do tipo USB-A na parte da frente, e duas do tipo-C, atrás.
Interior e acabamento
O interior do Corolla Cross XRX Hybrid segue o padrão Toyota, com destaque para o couro sintético nos bancos. Apesar do acabamento com plástico rígido, o modelo top de linha oferece um espaço interno generoso, superando concorrentes como o Jeep Compass.
A versão XRX apresenta um painel de instrumentos parcialmente digital, embora com configuração limitada. A segurança não é deixada de lado, com destaque para os 7 airbags, controle de estabilidade e tração, e o pacote ADAS, que inclui a frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego nos retrovisores, entre outros.
Pontos a melhorar e novidades para 2024
Alvos de crítica, como o freio de estacionamento por pedal e o abafador do escapamento, podem passar por mudanças até o final de 2024. A Toyota planeja ajustes pontuais, respondendo às expectativas dos clientes e aprimorando o SUV desde seu lançamento em 2021.
Mesmo sendo campeão de vendas em 2023 no segmento de carros híbridos no Brasil, o Toyota Corolla Cross ainda busca aprimoramentos para competir em termos de luxo e equipamentos.
Trata-se de uma escolha racional para quem busca um SUV espaçoso e econômico, ideal para a rotina urbana e para aqueles que valorizam eficiência em suas escolhas automotivas.
Ficha ténica - Toyota Corolla Cross XRX Hybrid
- Motor a combustão: 1.8 16V flex e aspirado, dianteiro, transversal, com quatro cilindros em linha
- Potência: 98 cv (gasolina)/101 cv (etanol) a 5.200 rpm
- Torque: 14,5 kgfm a 3.600 rpm (gasolina ou etanol)
- Motor elétrico: 72 cv e 16,6 kgfm de torque, bateria de 1,3 KWh
- Potência combinada: 122 cv
- Torque combinado: não informado
- Câmbio: automático transeixo e-CVT
- Direção: elétrica
- Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
- Freios: a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
- Pneus/rodas: Medida 225/50, rodas de liga aro 18
- 0 a 100 km/h: 13 s
- Velocidade máxima: 170 km/h
- Consumo (Inmetro): Cidade - 11,8 km/l (etanol) e 17,8 km/l (gasolina) Estrada - 9,7 km/l (etanol) e 14,7 km/l (gasolina)
- Tamanho: 4,46 m (C); 1,82 m (L); 1,62 m (A) e 2,64 m de entre-eixos
- Porta-malas: 440 L
- Tanque: 36 L
- Peso: 1.450 kg (em ordem de marcha)