Modelo de entrada da Toyota no Brasil após a aposentadoria do Etios, o Toyota Yaris 2023 chegou às concessionárias no início deste ano. Com carroceria hatch, o modelo tem como principais rivais Honda City, Fiat Argo, VW Polo e Peugeot 208. Apesar da notória confiabilidade e segurança dos carros japoneses, o Yaris cobra caro pelo pacote que oferece.
A versão testada pelo Super Motor foi a intermediária, o Yaris XS, com preço sugerido em R$ 102.990, valor pedido por SUV compactos de entrada, mais modernos e espaçosos.
Com retoques visuais na dianteira, o Toyota Yaris vendido no Brasil segue com a cara da geração de 2013 do hatch. Em outros países da América Latina, o Toyota Yaris já está em nova geração, lançada em 2019.
Yaris 2023 sente o peso da idade
A linha 2023 do Yaris teve ganhos importantes, com destaque para a segurança. Todas as versões do Yaris saem de fábrica agora com sete airbags. No Yaris XS e XLS (top de linha), o hatch veio também com sistema pré-colisão e alerta de mudança de faixa. Sistema Isofix, controle de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa completam o pacote.
No entanto, o projeto do Yaris brasileiro já sente o peso da idade e tecnologias mais avançadas como piloto automático adaptativo (ACC) e sistema de frenagem automática de emergência ficam de fora até do Yaris XLS, a versão mais cara do hatch, comercializado por salgados R$ 114.390.
O que falta no Yaris?
Inexplicavelmente, o Toyota Yaris XS vem com câmera de ré, mas sem sensores de estacionamento traseiro. Por dentro, o hatch oferece um nível de comodidade e de conforto, com destaque para o ar-condicionado automático, direção elétrica e a partida do motor por botão.
A central multimídia com (pequena) tela de sete polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Ela espelha os apps do celular via cabo, nada sem fio. Há três portas USB no carro, uma à frente e outra duas atrás.
O nível de acabamento do Yaris é honesto, com uso de bons materiais e sem sinais de rebarbas, porém a combinação pobre de plástico rígido com couro sintético nos bancos e parte do forro das portas entrega a idade avançada do projeto.
Hatch da Toyota é bom de dirigir
Ao volante, o motorista do Yaris sobre um pouco com a falta de ergonomia. O carro conta com ajuste de altura do banco e do volante, mas o hatch fica devendo a regulagem de profundidade da direção. O painel de instrumentos mistura velocímetro e conta-giros analógico com uma pequena tela digital com 16 funções de manuseio pouco intuitivo.
Ao acelerar o Toyota Yaris, o motor 1.5 flex aspirado, de até 110 cv, trabalha bem com o câmbio automático CVT, que simula até sete marchas por meio da manopla ou das borboletas atrás do volante. A suspensão com tradicional eixo de torção na traseira é bem calibrada e filtra bem os buracos.
Yaris raspa no chão fácil
O que chamou atenção negativamente na dirigibilidade foi a baixa distância do Yaris em relação ao solo. Mais perto do chão, o hatch é bem vulnerável e propenso a raspar a parte de baixo do para-choque dianteiro ao menor descuido do motorista. A unidade testada pelo Super Motor, por exemplo, já estava com a peça danificada.
O Yaris dispõe de dois modos extras de condução, Eco e Sport. No modo Eco, o motor mantém o giro mais baixo possível, deixando o carro indeciso nas trocas de marcha.
No Sport, a curva de aceleração fica mais curta, entregando respostas mais rápidas em troca de consumo maior de combustível e mais barulho do motor, o que pode incomodar os mais exigentes. No geral, o Yaris atende bem às expectativas de desempenho, mas é um hatch que privilegia o conforto sobretudo.
Modelo é espaçoso e tem bom consumo
Feito sobre a mesma base (plataforma) do finado Toyota Etios, o Yaris brasileiro também capricha no espaço interno graças à boa distância entre-eixos. Quatro adultos de estatura média, e uma criança, viajam folgados no hatch.
O porta-malas com 310 L de capacidade tem tamanho compatível com outros modelos da categoria, mas não chega a ser tão espaçoso quanto ao dos SUVs compactos.
No teste do Super Motor, o Toyota Yaris XS surpreendeu pela boa média de consumo. Ele rodou abastecido somente com etanol e após sete dias fez 8 km/L em percurso misto (cidade/estrada), número próximo da aferição oficial do Inmetro, com etanol, que apontou média de 8.8 km/L, na cidade, e de 10 km/L, na rodovia.
Toyota Yaris hatch XS 2023
Motor: 1.5 16V flex, aspirado, dianteiro, com 4 cilindros em linha
Potência máxima: 110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm
Torque máximo: 14,9 kgfm (E) / 14,3 kgfm (G) a 4.000 rpm
Câmbio: Automático do tipo CVT (7 marchas simuladas)
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente do tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) e tambores (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Comprimento: 4,14 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,49 m
Entre-eixos: 2,55 m
Tanque: 45 L
Consumo (Inmetro): Gasolina: 12,6 km/L(cidade) /13,8 km/L (estrada) - Etanol 8,8 km/L (cidade) / 10 km/L (estrada)
Porta-malas: 310 L
Peso: 1.550 kg