De um lado, a versão Beats do sedã Virtus, da Volkswagen. Do outro, o renovado modelo da francesa Renault, o Logan, que passou por uma repaginação recentemente, e que entra neste “ringue” do Super Motor em sua configuração mais bem-equipada, que atende pelo nome Iconic.

Com propostas bem semelhantes e muitas características em comum, ambos os modelos enfrentam disputa acirrada em um segmento que conta com bons players nesta disputa pelo consumidor. 

Entre eles, o Fiat Cronos, que tem experimentado crescimento em suas vendas, e também o mais forte deles, o Onix Plus, da Chevrolet, que acaba de chegar ao mercado carregado de boas novidades.

Em relação a preços, o francês leva vantagem, ainda que conte com alguns equipamentos a menos dos que os oferecidos pela modelo da Volkswagen. O Logan Iconic, com motor 1.6 e câmbio CVT, custa a partir de R$ 71.090, enquanto o Virtus 200 TSI Comfortline parte de R$ 80.160,e pode ser equipada com o pacote de som Beats.

 

 

Logan é opção de compra racional 

Um equipamento em comum aos dois sedãs neste comparativo é o sistema multimídia, com ampla e moderna tela touchscreen intuitiva fixada no console central. Um ponto negativo para o Virtus Beats é que para ter o som opcional que batiza a versão é preciso desembolsar R$ 2.185.

O pacote inclui quatro alto-falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer da famosa marca norte-americana. O conjunto, claro, garante um som limpo e cristalino, sem distorções, mas o preço acaba sendo ‘salgado’. 

O design moderno, com um toque de esportividade, e os bons números de consumo são alguns dos trunfos que fazem o carro da Volkswagen se destacar em relação a seus principais concorrentes, mas o preço elevado dos pacotes opcionais também pode ser um obstáculo. 

De compra mais racional, com custo menor e com esta nova versão Iconic, o Renault Logan vira uma boa opção aos que estão mais focados na praticidade do que na tecnologia. 

 

 

Painel digital é um chamariz do Virtus

A diferença de preço entre os sedãs compactos comparados nesta edição do Super Motor tem sua justificativa mais que compreendida quando a tecnologia embarcada é o mote. 

O Virtus 200 TSI Beats avaliado por nossa reportagem era a versão mais completa de todas, a Highline veio equipada com o Active Info Display, que é o cobiçado painel de instrumentos digital com tela 10,25 polegadas. Ele é item opcional oferecido no pacote Tech High, que acrescenta R$ 4.290 ao valor do sedã.

Personalizável, por ele é possível selecionar várias configurações do carro. Já o sistema multimídia Discovery Media é exibido em uma tela central de oito polegadas com sensor de aproximação e compatível com Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink.

No Logan,a central multimídia Media Evolution também oferece os mesmos bons recursos, mas tem tela menor (sete polegadas) e é, em geral, mais defasada em relação à do Virtus.