Antes de eu falar qualquer coisa, abro aspas pro Hulk, em entrevista depois de Atlético 2 x 1 Godoy Cruz:
“O Reinier chegou há pouco tempo, tivemos a oportunidade de fazer alguns treinos juntos. A gente percebe que o cara que tem muita qualidade e consegue pensar antes, então quando a bola estava no alto, que eu olhei que era o Reinier, eu já sabia que ele ia tentar o passe para mim de primeira, então ele só ajeitou ali. A jogada que a gente costuma chamar de futvôlei, chegou com o peito e ficou perfeito para chegar batendo ali. É um cara que tem muita qualidade, tenho certeza que vai acrescentar muito no nosso plantel.”
Pra mim, tá evidente a alegria de Hulk ao perceber que, enfim, ele terá um “parceiro pensante” no ataque do Atlético. Reinier tem tudo pra ser esse cara.
Desde a chegada do camisa 7 a BH, as melhores versões dele foram quando teve algum atacante jogando perto dele, pisando na área e potencializando o famoso “jogo associado”, que tanto beneficia nosso capitão.
Hulk não é aquele centroavantão parado, “rei da área”, que gosta de jogar isolado lá na frente e só precisa de bons pontas e um 10 distante pra achar os passes longos. Pelo contrário. O negócio dele é sair da área, tabelar, associar e jogar de frente pro gol. Não à toa jogou muito quando teve parceiros como Keno (pisava muito na área), Diego Costa e Paulinho.
Quando eu digo que Reinier tem tudo pra ser o “parceiro pensante” de Hulk, não estou dizendo que os outros atacantes do elenco não pensam. Acontece que, por característica, ninguém pisa na área e se associa tanto a Hulk como os jogadores que mencionei acima fizeram. Reinier pode (e deve) conseguir fazer isso.
O recém-chegado é o famoso “ponta de lança”. Joga por um corredor central, numa linha anterior ao centroavante, mas invade a área em busca de tabela e finalização o tempo todo. É mais flecha que arco, ao contrário de Gustavo Scarpa, por exemplo. E isso, pra Hulk, faz muito bem.
Claro que precisamos ter calma com Reinier. Chegou outro dia, jogou apenas alguns minutos, mas escrevi que a contratação dele era “incornetável” e sustento: foi um grande acerto. E o tempo vai comprovar o que estou dizendo.
Boa sorte à dupla Hulkier. Que façam a Massa feliz.
Saudações.