Sim, eu sei que é arriscado. Sim, sei também que em 2024 terminamos o ano apegados ao terço justamente por termos negligenciado o Brasileirão ao longo da temporada. Mas, sabendo de tudo isso, sigo defendendo: domingo é jogo pra reservas no Morumbi.
Antes de tudo, é importante deixar claro que o jogo será duríssimo independentemente da nossa escalação. Não temos nenhum dos dois zagueiros titulares (Lyanco machucado, Alonso suspenso), e os dois principais atacantes do time (Cuello e Hulk, suspensos) também estão fora. Já seria, no mínimo, um time misto. Mas eu defendo a preservação até daqueles titulares que têm condições de jogo.
É que na quarta-feira seguinte, dia 27, o Galo joga os primeiros 90 minutos da batalha contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil. Ao contrário da gente, o rival não teve jogo neste meio de semana (foi eliminado na fase de grupos da Sula) e, ao contrário da gente, eles jogam em casa no fim de semana (e um dia antes). Ou seja: existe uma vantagem física pro outro lado. Precisamos equilibrar.
Jogar o primeiro jogo em casa, num mata-mata de ida e volta, pode ser bom ou ruim. Bom, claro, se você fizer o dever de casa e garantir uma boa vantagem nos primeiros 90. Ruim se você não conseguir se impor em seus domínios e precisar reverter em território inimigo. Por isso, meu povo, o jogo do dia 27 é uma final pra gente. Precisamos fazer o jogo da vida. E, pra isso, precisamos de todos na melhor condição.
De toda forma, alguns jogadores que serão titulares na quarta vão jogar no domingo. No gol, não tem motivo pra poupar Everson. Na zaga, os únicos dois disponíveis pro Morumbi (além do garoto Vitão) são Vitor Hugo e Iván Román. Deve ser essa a dupla escalada por Cuca, e um deles deve, também, jogar o clássico. Neste caso, menos mal, já que são jogadores sem tanta sequência de jogos. Daí pra frente, porém, temos que tomar o maior cuidado possível.
Existem titulares que não demonstram cansaço pela sequência e passam a impressão que suportam tranquilamente todos os jogos. Natanael e Franco, por exemplo. Se esses caras jogarem, eu entendo, mas Arana, Scarpa e Alexsander precisam ser preservados.
É tempo de Caio, de Vera… É jogo pra Biel, Igor Gomes, Júnior Santos, por aí vai. O camisa 37 não estava reclamando de falta de minutos? Pois bem, que comece como titular e prove, em campo, que merece mais chances. Tomara. E que nossos titulares descansem. Vamos precisar (muito) deles na quarta-feira.
Saudações.