Calma, calma. Antes que você pense que eu estou me desfazendo da possibilidade de contar com o poder definidor de Gabriel Barbosa no Cruzeiro em 2025, pelo contrário. Reforço aos amigos: estamos ainda em 2024 e o centroavante da Raposa é Kaio Jorge. Na Copa Sul-Americana, ele é o artilheiro do time celeste, com quatro gols, e pode ser decisivo contra o Racing no dia 23 de novembro, em Assunção.
Destaco a recuperação de Kaio Jorge após o pênalti perdido contra o Internacional, no Mineirão, pelo Brasileirão. Era nítida a frustração do atleta com a falha. Mas o jogador mostrou maturidade ao absorver as críticas - que não foram poucas - e vem trabalhando para adequar-se à competitividade do futebol brasileiro após um período de insucesso no futebol europeu.
Kaio Jorge é ainda novo, apenas 22 anos, e tem muito a crescer e aprender como atleta. Sua saída do Santos deu-se em circunstâncias de necessidade financeira do clube paulista e algumas etapas, com certeza, foram quebradas no processo.
Não estou também querendo dizer aqui que ele não tenha problemas. Ele faz o torcedor ficar nervoso com gols perdidos que são considerados fáceis e acessíveis. Mas ele tem tempo para aprimorar certas deficiências e tornar-se ainda mais útil. É importante também destacar sua movimentação e participação nas partidas.
Já são seis gols e duas assistências em 22 partidas em uma temporada onde ele retornou ao Brasil após não atuar com tanta frequência no futebol italiano - foram apenas 13 partidas pela Juventus e exatamente 22 jogos com o Frosinone. Kaio está a três tentos, portanto, de igualar sua melhor temporada no Santos, quando foi às redes nove vezes em 48 partidas.
O ano de 2025 promete para a torcida celeste. E a chegada de um nome como Gabigol pode inclusive impulsionar ainda mais o futebol de Kaio Jorge. Mas, neste momento, a posição o pertence. E é hora de dar confiança para um atleta que possui em sua família o DNA cruzeirense. Ele compreende a importância e a grandeza de um título pelo clube estrelado.
Que no dia 23, seu pé possa estar calibrado. É a torcida de todo a Nação Azul. Que Kaio Jorge possa ter calma, possa aproveitar as oportunidades e dar mais um passo, talvez o mais importante da sua ainda curta carreira como atleta profissional.
Para cima, Cruzeiro!