Jogos de Minas
Quem disse que Minas vive enclausurada entre montanhas? Que somos um país interior, longe do Brasil e ao mesmo tempo, no centro dele? Longe do mundo, mas cantando “Para Lennon e McCartney”, como Milton Nascimento: “Eu sou da América do Sul, eu sei, vocês não vão saber, mas agora sou cowboy, sou do ouro, eu sou vocês, sou do mundo, sou Minas Gerais”? Cultura, Turismo e Gastronomia atraem turistas e divisas. A bordo dos Esportes também. 

 

Ainda em Paris e clima olímpico, o gostinho de Minas, no País do Sabor Nascente e Crescente, a França. Foto: Divulgação/Rede Minas

 

 

Olimpíadas de Minas
Finalmente, com este Governo de Minas, no início, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult/MG, agora, com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - Codemge, Rede Minas e Rádio Inconfidência (Empresa Mineira de Comunicação – EMC) estamos no centro das atenções do planeta, as Olimpíadas de Paris. Mas tem muito mais. Diversos mineiros estão na França representando o Brasil.

Redes de Minas
O estado também marca presença com os clubes Minas Tênis, de Belo Horizonte e Praia Clube, de Uberlândia. A Rede Minas e a Rádio Inconfidência somam esse time com equipe e mostram o desempenho dos atletas na programação das emissoras. Na “batalha”, até o presidente da EMC, Gustavo Mendicino, voltou às origens, como jornalista.

 

Em Paris, o "Minas Bar", na Casa Brasil, mostrando o caminho das pedras preciosas de Minas, para o mundo. Foto: Divulgação/ Rede Minas

 

 

Desafios de Minas
Mendicino “rala” e mostra a equipe brasileira na disputa por medalhas. De brinde, o público ainda confere a programação na “Casa Brasil”, estrutura do Comitê Olímpico do Brasil, em Paris, criada para celebrar o esporte. Nesse espaço, Minas Gerais está representada com o “Minas Bar”.

Na "prova ciclismo", o projeto "Pedale por Minas", Viva Minas, até em Paris. Foto: Divulgação/Rede Minas

 

Conquistas de Minas
O “Minas Bar” é uma promoção da Plataforma Fartura, do onipresente Rodrigo Ferraz e do Grupo Viela, com patrocínio da Codemge. O local promete proporcionar uma experiência gastronômica para os visitantes conhecerem a cozinha e a cultura mineiras. “O mundo está reunido neste grande evento e muitos mineiros participam dessas competições”. 

Tesouros de Minas
“Estamos aqui, para mostrar para todo o estado essas estrelas do esporte. No ‘Minas Bar’ tem cachaça, queijos e outras tradições da nossa cozinha, expostas para o planeta, já que a expectativa é de que 80 mil pessoas visitem o espaço”, disse Mendicino.

Vozes de Minas
A cobertura especial nas Olimpíadas, em Paris, pode ser conferida até amanhã pela Rede Minas, Rádio Inconfidência, site redeminas.tv e plataforma de streaming Minasplay. Mas a porta e os túneis nas montanhas foram abertos. Voltando ao “Minas Bar”, no lugar do croissant e da baguete, pão com manteiga e café com leite queimado. 

 

Minas em Paris, Paris nas ruas de Belo Horizonte, com o Minas Tênis Clube. Foto: Arquivo Pessoal

 

Sabores de Minas
No intervalo entre uma disputa e outra, nacos de queijos das Vertentes, do Serro, da Canastra, de Araxá e do Norte. Pão de queijo com pernil, frango a paçoquinha, verduras refogadas com fubá cremoso e ovo caipira, entre outras delícias típicas, do chef Henrique Gilberto.

Forças de Minas
“A invasão de Paris” acontece lenta e certamente, com os programas, “Minas Para o Mundo”, “Minas Criativa” e “Mais Turistas”; fortalecendo laços com a França para atrair investimentos. Como os queijos de Minas na Terra dos Queijos, a França. “Promover nosso queijo, primeiro patrimônio da cultura alimentar protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional - Iphan, significa um reforço para nossa candidatura a patrimônio do mundo pela Unesco”. 

Segredos de Minas
“Minas é cultura. Um olhar amplo para além de sol e praia é colocar os pés na experiência que o viajante contemporâneo exige”, já enfatizou várias vezes, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. “Minas Bar” é vitrine mundial para uma pérola turística e cultural: a cozinha.


Mapas de Minas
Voltemos à fama de Minas, presa eternamente em berço esplêndido. Ainda somos um ilustre desconhecido. Quando os turistas estrangeiros pensam no Brasil, vem e vêem o Rio de Janeiro, cartão postal do nosso país, diz a secretária adjunta de Comunicação Social - Secom, Bárbara Botega.


Medalhas de Minas
Daí o governo investir, divulgar e colocar Minas na rota internacional de turistas e grandes eventos. "Somos hospitaleiros, gostamos de receber em volta do fogão, na cozinha”, afirmou secretária. Mas tem mais, além do “Minas Bar”.


Destinos de Minas
“Temos o espaço ‘Pedale por Minas’”. As pessoas “pedalam” na atmosfera olímpica, esportiva, conhecendo as paisagens, as cidades, em telões que projetam o Destino Minas Gerais. “Valorizamos nossas belezas naturais e gastronomia, dando uma experiência mais completa de Minas, a experiência que as pessoas buscam quando viajam”, reforçou Botega.


Caribe de Minas
E já que o assunto é Turismo sem parar com força, “Curaçao Tourist Board”, Azul Linhas Aéreas e a Secult/MG convidam para o lançamento dos novos voos do BH Airport para a ilha de Curaçao, no “Caribe Maravilha Azul” e Fort Lauderdale, Flórida, EUA, no Palácio da Liberdade, hoje, às 10h. 

 

Precisa traduzir? Não em Paris, nem aqui
Foto: Arquivo Pessoal

 


Curtas & Finas
*E por falar em Gastronomia, a “Feirinha Aproxima” oferecerá verdadeira viagem gastronômica ao redor do planeta, com a edição "Volta ao Mundo".


Amanhã, das 10h às 17h, nos jardins internos da Casa Fiat de Cultura, que integra o Circuito Liberdade. 

No evento, com o apoio da Patrimar, Sebrae e Faculdade Arnaldo, a culinária de mais de 10 países, representados por seus pratos típicos, em sintonia com as Olimpíadas.

Olimpíadas que celebram a diversidade cultural e a união dos povos de diversos lugares em um único evento. 

A entrada é gratuita e contará com música ao vivo, danças típicas de várias regiões, ações sociais e área crianças.

Pratos do Brasil, Líbano, Tailândia, Estados Unidos, Chile, Itália, Índia, México, Alemanha, Japão, Reino Unido, França e República Dominicana.