Intervenção americana

Dia 18 de setembro, no The Plaza Hotel, Nova York, a BrazilFoundation celebra 25 anos com seu disputado e imperdível Gala filantrópico, que reunirá solidários, líderes sociais e do setor privado, artistas e ativistas para celebrar um legado de transformação social no Brasil.

Soberania americana

“Esta edição é um marco histórico para a fundação. 25 anos de investimento social com resultados concretos no país. Vamos comemorar nossa história e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro reafirmando nossa missão de transformar vidas”, afirma Tiffany Kearney, presidente e CEO da BrazilFoundation.

 

Em delícias saudáveis e comportadas no Belvedere, Fabiana Meister e Denise Diniz. Foto: Edy Fernandes/ Divulgação

 

Soberania brasileira

Três personalidades brasileiras serão homenageadas: o cantor, ator e ativista, Seu Jorge, será reconhecido com o “2025 Global Brazilian Award” por sua contribuição artística, que projeta a cultura do país no cenário internacional e seu envolvimento com causas sociais.

Filantropia brasileira

Geyze Diniz, fundadora e presidente do “Conselho do Pacto Contra a Fome”, receberá o “2025 Philanthropy Leadership Award” por liderar iniciativa contra a fome e pró redução do desperdício de alimentos. Por fim, a fundadora Leona Forman, homenageada pela visão pioneira e legado de transformação.

Filantropia americana

O evento também destacará o trabalho de 25 organizações sociais brasileiras apoiadas pela BrazilFoundation ao longo desses anos, com atuação em áreas como educação, equidade racial e de gênero, acesso à saúde, justiça climática e direitos das mulheres, exemplos do impacto gerado pelo investimento social responsável.

Filantrópicas brasileiras

Como “Chair do New York Gala 2025”, Paula Bezerra de Mello, ao lado das “Co-Chairs” Andrea Dellal, Lady Ella Windsor, Izabel Olson, Juliana Souza e Suzana Pires -mulheres que, a partir de trajetórias plurais, refletem o compromisso da fundação com a diversidade e a inclusão.

Filantrópicas mundiais

“Estou profundamente emocionada com o convite para ser ‘Chair’”, diz Paula, do Conselho Consultivo da fundação. “Conheci Leona há mais de 20 anos, no primeiro jantar e ela teve um impacto profundo na minha trajetória pessoal e profissional. Desde ventão, tive o privilégio de acompanhar projetos incríveis e conectar amigos que hoje são grandes apoiadores da fundação”.

Filantrópica fundadora

Um dos momentos mais simbólicos da noite será a homenagem à trajetória de Leona Forman, fundadora da BrazilFoundation. Nascida na China e filha de pais russos, Leona mudou-se com a família para o Brasil aos 13 anos.

Filantrópica fundação

Adulta, estabeleceu-se em Nova York, onde atuou por mais de 20 anos na ONU. Lá amadureceu a ideia de criar a BrazilFoundation, ponte entre o capital social internacional e as iniciativas de base que promovem mudanças reais no país. Desde 2000, a fundação investiu mais de US$ 53 milhões e apoiou quase mil organizações sociais em todo o Brasil.

Arte Francesa

A Embaixada da França no Brasil e a Casa Fiat de Cultura convidam para o coquetel de abertura da exposição “Niki de Saint Phalle. Sonhos de Liberdade”, na Casa Fiat de Cultura. A iniciativa está na programação oficial da Temporada França-Brasil 2025, apertando os laços culturais entre os dois países.

 

No mesmo embalo "belvederiano", Fernanda Jorge, Ana Cristina Campos e Daniela Murad. Foto: Edy Fernandes/Divulgação

 

Francesa em Minas

Inédita no Brasil, a exposição apresenta obras simbólicas da trajetória de Niki de Saint Phalle, que utilizou a arte para reescrever sua própria história. Desafiou preconceitos, rompeu silêncios e celebrou a liberdade das mulheres, compondo a vanguarda artística do século 20.

Francesa na Itália

Com curadoria de Olivier Bergesi e Hélène Guenin, 66 obras do Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice - MAMAC, França e uma da Pinacoteca do Estado de São Paulo que, pela primeira vez, sai da instituição. Amanhã, das 19h às 21h, Casa Fiat de Cultura, Circuito Liberdade, Praça da Liberdade.

Com J de Jangada

Uma das vozes mais potentes do teatro: a atriz e diretora cearense Jéssica Teixeira - vencedora do 35º Prêmio Shell de Melhor Direção - no festival “Acessa BH 2025” com o espetáculo “Monga”, dirigindo “Azul Marítimo” e lançando o livro com a dramaturgia de sua obra. Vinda de turnê pela Europa, ela reforça a relevância do “Acessa BH” como o maior evento dedicado à cultura DEF no Brasil.

Curtas & Finas

*Ainda sobre Jéssica Teixeira. A abertura do festival será dia 5 de setembro, às 20h, no Sesc Palladium, com a apresentação de “Monga”.

Espetáculo em que Jéssica evoca a trajetória da artista mexicana Julia Pastrana, discutindo a marginalização de corpos dissidentes.

E a exploração da imagem em uma encenação que mistura terror psicológico, humor e afeto.

Dia 7 de setembro, às 19h, também no Sesc Palladium, a artista lança o livro com a dramaturgia da peça e assina a direção de “Azul Marítimo”.

*Dias 4 e 5 de outubro, lojistas, estilistas e marcas mineiras se unem no “28º Minas Fashion Week”, para agitar a Primavera e a campanha de combate ao câncer de mama.

O desfile é voltado para palestra de conscientização e o combate ao câncer de mama, doação de leite e lenços para a CAPE BH.

O evento movimentará o Mercado de Origem, com convidados, clientes e imprensa da capital mineira.

O “Minas Fashion Week” é um desfile de moda, com mais de 16 desfiles, do infantil aos de moda adulta, passando pelo juvenil.

*A Coca-Cola FEMSA Brasil e a Fundação Dom Cabral - FDC, com inscrições gratuitas para a edição 2025 do curso “Formação em Meio Ambiente e Sustentabilidade".

A iniciativa – direcionada aos moradores dos municípios mineiros de Itabirito, Nova Lima, Moeda e Brumadinho – inclui 24 horas de capacitação totalmente on-line.

As inscrições podem ser feitas, até o dia 8 de setembro, em formulário “on-line”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação

Nizan Guanaes, Oskar Metsavaht, Leona Forman, Paula Bezerra de Mello e Donata Meirelles

 

Com patrocínio master da Sol de Janeiro Foundation, a edição 2025 do New York Gala promete ser um encontro à altura do legado que a BrazilFoundation construiu ao longo de um quarto de século.