Sair de baixo das cobertas quando os termômetros estão abaixo de 10°C não é tarefa fácil. Ainda mais se for para praticar atividade física ao ar livre, como a corrida de rua. Corajosos e disciplinados, porém, que rompem as barreiras das baixas temperaturas, colhem benefícios ao se exercitar no frio. 

Dentre eles está a melhora no metabolismo. “O frio faz com que gastemos mais calorias para manter nossa temperatura corporal controlada. Fazer atividade física no frio ou no calor vai gastar a mesma quantidade de calorias. Mas no frio o metabolismo aumenta para manter nossa temperatura”, explica o médico Bruno Sander, mestre e doutor pela UFMG e especialista em gastroenterologia, endoscopia e cirurgia, além de nutrólogo. 

Para quem quer emagrecer treinando no frio, a dica é “carboidrato antes da atividade e proteína depois”, alerta Bruno Sander. 

Outra mudança notável em quem pratica corrida de rua no frio é a melhora na viscosidade da pele. “Isso acontece porque no frio se transpira menos, então a pele fica menos oleosa”, reforça Sander. 

Quem treina no inverno relata que a grande dificuldade mesmo é ter motivação para iniciar a atividade. Chamar um amigo, ouvir música e se proteger – com luvas, gorros e blusa térmica, por exemplo – ajuda, além de outras estratégias. 

“Deixo as roupas separadas, o treino montado e, quando dá, é sair de casa com a roupa da corrida debaixo da roupa do trabalho, pra já ir direto”, conta o estudante de educação física Pedro Henrique Alves, que há cerca de um ano pratica corrida de rua. 

Metas personalizadas

A missão de treinar no frio também passa pelos profissionais que programam as atividades para os atletas. 

“Para muita gente, treinar no frio é desafio por conta da motivação, já que não é convidativo. O nosso desafio é programar atividades diferenciadas no inverno, como agendar uma prova ou criar um desafio para o atleta se manter ativo”, explica Sidnei Rodrigo, treinador na Bora Assessoria.

Aquecimentos mais longos e específicos ajudam o corpo a se adaptar às baixas temperaturas e reduzem o risco de lesões. Além disso, para quem for disciplinado, a época das temperaturas amenas é ideal para melhorar a performance. 

“Fisiologicamente, no frio, o corpo perde menos calor, gasta menos energia para resfriar. Na prática, é bom para o atleta, que pode melhorar seu desempenho. Os grandes recordes de maratonistas, por exemplo, aconteceram em provas com temperaturas na casa dos 10°C, 12°C”, lembra o treinador Sidnei. 

Atenção ao ar gelado nos pulmões

Os primeiros metros de corrida quando as temperaturas são baixas podem ser extremamente dolorosos. Isso, porque a sensação de ar gelado entrando nos pulmões incomoda. Por esse motivo, os atletas devem ficar atentos à proteção do corpo, cobrindo bem o peito para evitar gripes, resfriados e outras doenças respiratórias. 

“Quando o tempo está frio, também tende a ficar mais seco, e isso ajuda na piora dos sintomas respiratórios. Mas não causa uma pneumonia ou algo mais grave, só o aumento na produção de muco como proteção”, explica o médico Bruno Sander. 

Dicas para treinar no inverno

Deixe tudo separado: Nos dias frios, pode ser necessário usar a tática “levanta e vai”. Se já deixar tudo o que for usar separado, terá uma desculpa a menos.  Mesmo se treinar no fim do dia, ver tudo no jeito pode te ajudar a não desistir do treino. 

Use roupas termogênicas: use roupas especiais e dê preferência a tecidos sintéticos e inteligentes – que mantém a temperatura do corpo enquanto você corre e transpira. A região do corpo que merece mais atenção é a do peito, por reunir vários órgãos vitais.

Abuse dos acessórios: Extremidades, como mãos e pés, merecem atenção. Proteja-os com luvas e meias especiais. Caso tenha pouca proteção na cabeça, use boné ou gorro. Ao finalizar o treino, troque a roupa molhada por roupas secas de imediato.

Não esqueça a hidratação: mesmo nos dias frios se faz necessário a ingestão de água antes, durante e após aos exercícios. Mantenha o hábito de se hidratar a cada 30 minutos com 200 ml de água durante a sua corrida diária. 

Reforce o aquecimento: Em dias frios, os músculos tendem a ficar mais tensos; por isso, é importante caprichar no aquecimento antes do treino forte. Comece caminhando ou trotando por mais de tempo que o habitual, até aquecer o corpo.

Corrida de O TEMPO

  • Data: 10 de agosto de 2025.
  • Horário: 8h.
  • Local: Mirante do Belvedere (avenida José Maria Alkimin,138)
  • Distância: Corridas de 10km e 5km. Caminhadas de 3km e corrida kids.
  • Como se inscrever: no site da TBH Esportes. Clique aqui.