O brasileiro João Fonseca, de 19 anos, foi eliminado nesta quarta-feira (27) na segunda rodada do US Open 2025. Atual número 45 do ranking da ATP, ele perdeu para o tcheco Tomas Machac, em sets diretos: 7/6 (7-4), 6/2 e 6/3.

Após o revés em Nova York, em entrevista à ESPN, o jovem talento analisou sua atuação e já projetou os próximos compromissos.
“Torneio especial pra mim. Um jogo muito duro mesmo. Um jogador top 20, que já tem experiência de jogar cinco sets. Já entende um pouco mais de intensidade, já sabe o que fazer. Ele foi fechando minhas portas”, comentou Fonseca, ressaltando o aprendizado da partida.

O brasileiro destacou que ainda busca maior consistência e leitura de jogo:
“É tudo um preparo. A gente tem um sonho de ganhar um grand slam, de chegar em primeiro. Mas estou treinando para o nosso futuro. Faltou experiência, faltou entender mais onde ficar mais sólido, ser mais agressivo. Poderia ter usado mais meus tempos.”

Apesar da eliminação, Fonseca revelou seu foco no calendário das próximas semanas:
“Obviamente o calendário é muito uma coisa atrás da outra. Agora vou pra casa, descanso, depois vou pra Davis e depois pra Laver”, revelou.

Próximos desafios de João Fonseca


  • Copa Davis – dias 13 e 14 de setembro, em Atenas, na Grécia. O Brasil enfrentará a seleção grega, mas a convocação oficial da equipe brasileira ainda não foi definida.

  • Laver Cup – entre 19 e 21 de setembro, em São Francisco, EUA. Fonseca integrará o Time Mundo, ao lado de Tommy Paul, Taylor Fritz e Ben Shelton. Do outro lado, o Time Europa terá nomes como Carlos Alcaraz, Alexander Zverev e Holger Rune.