O brasileiro André Baran, número 1 do país e atual top 4 do ranking mundial de beach tennis, segue em grande fase dentro e fora das quadras. No último fim de semana, o atleta chegou à semifinal do Sand Series de Matozinhos, em Portugal, ao lado do parceiro Felipe Cogo Loch. A dupla foi derrotada pelos campeões do torneio, os atuais líderes do ranking mundial, o francês Nicola Gianotti e o italiano Mattia Spoto.

O desempenho de Baran vem em meio a uma nova e especial fase pessoal: ele se tornou pai recentemente. Matteo, seu primeiro filho, nasceu há pouco mais de um mês nos Estados Unidos e, embora ainda não tenha acompanhado o pai nas competições, tem sido uma grande fonte de motivação para o atleta.

Desde o nascimento do filho, Baran participou de três etapas do circuito mundial: o BT400 de Palmas, o Sand Series de Brasília e o BT400 de Tucuruí. Em Brasília, chegou à final ao lado de Loch, ficando com o vice-campeonato.

"Desde que recebemos a notícia de que seríamos pais, nós conversamos muito e organizamos um planejamento que me permitisse seguir focado na minha carreira profissional, mas ao mesmo tempo estar presente e acompanhar todas as etapas do crescimento e desenvolvimento do Matteo", contou Baran, atleta do Praia Clube, que conta com o apoio de marcas como Havan, Grupo Urca, Oakley, Kona, Alto Giro, DaColônia, Café Cajubá, Acto, Grupo Boali, Banco BRB e Sunrise Homes.

A nova rotina tem exigido disciplina e organização, mas também tem servido como combustível emocional para Baran.

"O nascimento do Matteo transformou completamente a minha vida e a da nossa família. Com certeza, a chegada dele é uma motivação a mais para eu me entregar cada vez mais ao que amo fazer, que é jogar beach tennis", afirmou o atleta, que segue firme na busca pelos títulos e pela liderança do ranking mundial.

Mesmo com a distância imposta pelas viagens, Baran afirma que o apoio da esposa – que também é sua empresária – tem sido essencial para equilibrar os desafios da carreira com as responsabilidades da paternidade.