Não é só de João Fonseca que vive o tênis brasileiro em Wimbledon. Na grama mais famosa do mundo, sete brasileiros disputam ou já disputaram as suas partidas nas competições de duplas. O grande destaque fica para o enfrentamento entre compatriotas, que apesar de significar a dura eliminação de um proeminente no esporte, garante sempre um tenista do Brasil na próxima fase.
Veja abaixo o desempenho de todos os brasileiros que disputam ou que já fizeram suas participações em Wimbledon.
Bia Haddad
Bia Haddad e Laura Siegemund estreiam nesta sexta-feira (4), contra a dupla estadunidense Hailey Baptiste e Caty McNally. A top 1 do Brasil na simples caiu na primeira rodada da sua categoria 'principal' para a húngara Dalma Gálfi, na quarta-feira (2).
Luísa Stefani
Nas duplas femininas, Luísa Stefani e Tímea Babos, que são as
cabeças de chave 10, superaram a dupla europeia na estreia da competição. Elas superaram a dupla europeia formada pela romena Jaqueline Cristian e a belga Magali Kempen, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.
Agora elas enfrentarão na segunda rodada a dupla formada pela russa Alexandra Panova e a chinesa Guo Hanyu, no sábado (5), com horário indefinido.
Stefani é a única brasileira nas duplas mistas. Ao lado do britânico Joe Salisbury, enfrentará a dupla cabeça de chave número 6, formada pelos australianos Erin Routliffe e Michael Venus. O jogo será nesta sexta-feira (4), com horário indefinido.
Ingrid Martins
Martins é mais uma boa notícia. Ao lado da estadunidense Quinn Gleason, ela está na segunda rodada da competição. Elas avançaram após vencer a dupla formada pela filipina Alexandra Eala e a alemã Eva Lys, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. Na segunda rodada enfrentarão as russas Mirra Andreeva e Diana Shnaider, cabeças de chave número 5 da competição. O duelo ocorrerá no sábado (5), com horário indefinido.
Orlando Luz, Rafa Matos e Marcelo Melo
A primeira rodada das duplas masculinas teve três brasileiros em quadra com o enfrentamento entre a parceria 100% tupiniquim, formada por Marcelo Melo e Rafael Matos, contra a parceria Brasil/Croácia, formada por Ivan Dodig e Orlando Luz. Melhor para o lado da grama que tinha mais brasileiros. Melo e Matos venceram por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (7-5), 6/4. Agora, na próxima fase eles enfrentarão os cabeça de chave número 8, sendo o croata Nikola Mektic e o australiano Michael Venos, no sábado (5), com horário indefinido.
Marcelo Demoliner
A grande surpresa positiva para o Brasil fica com Marcelo Demoliner. Ele e o Guido Andreozzi, venceram a dupla cabeça de chave número 9, formada pelos estadunidenses Evan King e Christian Harrison. Foi um sólido 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-4). Agora, haverá mais um enfrentamento entre brasileiros. A parceria Brasil/Argentina enfrentará a dupla formada por Fernando Romboli e John-Patrick Smith. O duelo ocorrerá no sábado (5), com horário indefinido.
Fernando Romboli
O brasileiro chega para o duelo contra Demoliner após estrear com vitória na estreia diante dos estadunidenses Alex Michelsen e Mackenzie McDonald, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5.
Na categoria simples, apenas o jovem fenômeno de 18 anos segue vivo. Ele eliminou o britânico Jacob Fearnley e o estadunidense Jenson Brooksby nas duas primeiras rodadas. Agora, nesta sexta-feira (4), ele enfrentará o chileno Nicolás Jarry, número 143 do mundo.