MUNDO ANIMAL

Gato-mourisco, raro e ameaçado de extinção, é flagrado em ponto turístico de SC

O exemplar também conhecido como jaguarundi foi visto pelo fotógrafo Marcelo Schmidt Roberti no Pico Malwee

Por O TEMPO
Publicado em 23 de maio de 2024 | 09:58
 
 
 

Um gato-mourisco, espécie de felino raro, é considerado um dos menores do mundo, foi flagrado em um ponto turístico do Norte de Santa Catarina. O exemplar também conhecido como jaguarundi foi visto pelo fotógrafo Marcelo Schmidt Roberti no Pico Malwee, em Jaraguá do Sul, enquanto fazia observação de aves.

"O registro ocorreu 'no susto', pois eu sou observador e fotógrafo de aves no meu tempo livre e era o que eu estava fazendo, quando o vi cruzando a estrada. Foi muito rápido", contou, ao G1.

O gato-mourisco é um animal com risco alto de extinção e o fotógrafo revelou que não tinha visto a espécie antes. "A visualização de felinos silvestres é muito difícil de acontecer. Fotógrafo aves desde o início de 2019 e foi a primeira vez".


Ameaça de extinção

Foto: iStockphoto/ Divulgação

O gato-mourisco é um animal ameaçado de extinção, presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).


Especialistas apontam que a presença desse tipo de animal em grandes cidades se deve à expansão das áreas urbanas, que destrói o habitat deles, e às queimadas, que afugentam os animais das áreas de mata e provocam escassez de alimentos.

O animal é geneticamente mais próximo do Leão-baio (Puma concolor) apesar de ser apenas um pouco maior que um gato doméstico. Possui pelagem de vermelho à cinza escura. Alimentam-se de roedores, aves e tatus, conforme cita o relatório do departamento de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!