Refresco!

Confira 10 'praias' em Minas para você se refrescar neste calorão

Termômetros no Estado passam de 38ºC e a previsão é que tempo continue quente nos próximos dias


Publicado em 26 de setembro de 2023 | 11:00
 
 
 
normal

Não há mineiro no Estado que não esteja sonhando com praia neste momento. Com registro de temperatura recorde em Belo Horizonte, de 38,6ºC nesta segunda-feira (25/9) e clima considerado de deserto, com índice de umidade do ar em 15%, a população clama por um mergulho. Para aliviar este calorão, além das diversas cachoeiras, Minas também conta com praias de água doce, em represas e lagos artificiais que contam com toda infraestrutura turística para colocar os pés na areia e descansar. 

Do lado de Belo Horizonte, tem o balneário da Várzea das Flores, em Contagem, e há algumas famosas, como a da prainha da represa Três Marias, a 276 quilômetros da capital mineira.  Além disso, os municípios do Norte do Estado, às margens do Rio São Francisco, são um convite para se banhar sem pressa e assistir ao espetáculo do pôr do sol sobre as águas do Velho Chico. 

Laiana Modesto, secretária de Cultura e Turismo de Lagoa da Prata, na região Central de Minas, conta que, no fim de semana, é esperada uma média de 700 a mil pessoas na praia do município. “Principalmente aos domingos, recebemos inúmeros ônibus de todo o Estado e visitantes da nossa região”, explica.

Segundo ela, levando em consideração as obras de reforma, as melhorias que estão sendo feitas em todo o complexo turístico do local e o aumento significativo de atrativos turísticos, como bares, restaurantes, pubs e eventos culturais na região da orla e praça de eventos, a expectativa é de que ao menos 20 mil turistas passem pelo atrativo neste verão.

Conheça 10 'praias' em Minas para você escapar do calor:

Lagoa vira praia de mineiros durante os dias mais quentes do ano

  • 1 - Várzea das Flores, em Contagem

Muitos acham que "a grama do vizinho é sempre mais verde", e esquecem que pertinho da capital mineira tem a Lagoa Várzea das Flores, considerada o maior balneário na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É o destino certo para um final de semana de recorde de calor. Dá pra se banhar, passear de moto aquática ou lancha, e até assar uma carne. Bom para a garotada e relax garantido para os pais. 

  • 2- Praia de Lagoa da Prata

Na Praia de Lagoa da Prata dá pra ver até peixinhos, segundos os frequentadores. O local é tranquilo e limpo; ideal para descansar em família. Há carrinhos de pipoca, milho verde e quiosques com venda de petiscos e cerveja gelada. A praia, apesar de pública e gratuita, tem horário de funcionamento: fica aberta, diariamente, das 6h às 20h. Também não é permitido entrar com cooler, churrasqueiras e tachos de comida. É proibida ainda a permanência de cães no local. A cidade fica a 194 quilômetros de BH. 

Prainha de Três Marias

  • 3- Prainha de Três Marias

Com um dos maiores espelhos d’água do mundo, a represa de Três Marias é um destino muito popular em Minas, procurada para pescaria e esportes náuticos. E sua prainha, nomeada de Terminal Turístico Praia Mar de Minas, lota aos fins de semana. É puro agito: cada barraca com seu som e muita gente curtindo. Se procura por sossego, vá nos dias úteis. O local conta com infraestrutura completa para atender o turista, de quiosques à beira do lago, à área de camping, banheiros e duchas para banhistas. Dá ainda para fazer passeio de moto aquática e lancha. Três Marias fica a 276 quilômetros de distância da capital mineira. 

  • 4- Praia do Areião, em Pirapora

Em meados de novembro e dezembro se forma a Praia do Areião, em Pirapora, na região Norte de Minas. É uma das praias fluviais mais famosas de Minas. Uma série de atividades é programada no espaço. No início deste mês, por exemplo, aconteceu a Festa do Sol, já tradicional evento, que celebra a temporada de calor com uma série de shows. Por lá, além de se banhar e tomar uma cervejinha sem pressa, o visitante pode praticar esportes aquáticos, como canoagem e moto aquática. Há quadras de areia para futebol e vôlei. É possível ver o lendário Vapor Benjamin Guimarães, construído em 1913, e que está em fase de restauração, além de fazer cliques com a Ponte Marechal Hermes, que liga os municípios de Pirapora e Buritizeiro, e passa sobre o Rio São Francisco.  

  • 5- Ilha da Fantasia, em São José da Barra

Localiza-se no Lago de Furnas, próximo a Capitólio, com acesso somente de barco. Mas o local conta com infraestrutura de restaurante e banheiro em um ônibus. Dá para nadar, mas é preciso ficar atento às pedras no leito. Visual lindíssimo. 

  • 6- Praia do São Francisco, em Pedras de Maria da Cruz

Localizado no Norte de Minas, a praia é convidativa para um banho relaxante e passeios de barco. Há bares e restaurantes às margens. Também é possível praticar pescaria e até fazer rapel na ponte sobre o rio São Francisco. 

  • 7 - Praia do São Francisco, na cidade homônima

Situa-se à margem do rio São Francisco, no lado oposto à cidade, e tem cerca de um quilômetro de extensão. A areia é branca e limpa, convidativa para o descanso. Há diversos bares e restaurantes com tira gostos feitos com peixes do Velho Chico. Na temporada do verão, é comum shows e eventos. É preciso tomar um barco para atravessar até a praia. 

  • 8 - Praia do Copo Sujo, em Janaúba

O nome remete aos botecos mais raiz e é convidativo para tomar uma cervejinha. E a origem é esta mesmo: faz menção à barraca de um produtor rural que morava em frente à praia. Ela fica às margens do rio Gorutuba e conta com infraestrutura de bares e quadras,  além de área para banhistas e chuveirão. É ainda referência do carnaval da cidade. Lavadeiras se reúnem em um dos pontos numa cena bonita de interior. O rio é raso, mas dá para se refrescar. Busque por um lugar acima de onde elas estão. Janaúba fica no Norte de Minas, a 557 quilômetros da capital mineira.

  • 9- Praia do Bicano, em Boa Esperança

É a praia mineira, com direito a calçadão como o de Copacabana. Fica localizada no Lago dos Encantos, em Boa Esperança, no Sul de Minas. Há espaços de praias artificiais de areia pra banhistas poderem descansar. O visual é lindo e o local é convidativo para a prática de esportes, como stand up paddle e passeios de caiaque. Há bares e restaurantes no entorno. O pôr-do-sol é uma atração à parte. A cidade fica a cerca de 290 quilômetros de BH.

  • 10 - Praia do Jaó, em Tumiritinga

É a única praia do Vale do Rio Doce, em Minas, e um dos grandes atrativos da região. Infelizmente, não é recomendável para banho devido à tragédia de Mariana, em 2015, que acabou afetando a água da região. Mas a prefeitura disponibiliza duchas por todo o complexo. Com sua orla arborizada e série de bares e restaurantes, é um ótimo lugar para passear com a família. Conta com estrutura de quadra de areia, playground e palco para shows. Há quiosques públicos, livres para fazer um churrasco e cada unidade conta com mesa, churrasqueira e pia. O espaço tem até área para meditação e orientações. O conjunto paisagístico da Praia do Jaó é tombado pela prefeitura municipal. Tumiritinga fica a 307 quilômetros de Belo Horizonte, cerca de seis horas e meia de viagem de carro. 

 

Bombeiros recomendam prudência nos balneários

No período das altas temperaturas, cresce também o número de vítimas por afogamento no Estado. Quem for dar um mergulho neste calorão, deve ficar atento às orientações de prevenção dos bombeiros. A negligência é, segundo o Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMM), a principal causa dos incidentes. 

O sargento Allan Azevedo, de 38 anos, do CBMMG, explica que, antes de entrar na água, é preciso conhecer a profundidade, saber se é um piso irregular e também conferir como é a correnteza da região, que pode acabar arrastando a pessoa.

Ele lembra ainda do perigo de entrar na água ao exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e que pessoas com perfil "exibicionista", que arriscam suas vidas pulando de pedras ou atravessando grandes distâncias a nado, costumam estar entre as principais vítimas de acidentes. “O afogamento é a segunda maior causa de morte no Brasil. A primeira orientação para quem vai buscar esse tipo de diversão nesses balneários é sempre ter conhecimento da região”, reforça.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!