Os meses de outono e inverno normalmente são marcados pelo tempo seco. A baixa umidade do ar acaba provocando impactos na saúde, incluindo uma série de sintomas respiratórios e alérgicos. Além disso, essa condição pode estimular a irritação e o ressecamento nos olhos, na pele e na mucosa nasal. Quem sofre com isso, por vezes, recorre ao umidificador de ar para minimizar os efeitos do clima e da temperatura. 

No entanto, o uso desses dispositivos requer cuidados para não prejudicar ainda mais a saúde. A pneumologista e coordenadora do Ambulatório de Asma da Santa Casa BH Michelle Andreata explica que um dos principais pontos de atenção é quanto ao tempo que o aparelho fica ligado. Isso porque o excesso de umidade pode comprometer o ambiente e propiciar o surgimento de fungos e bactérias. 

“Existem vários tipos de umidificador no mercado. Em alguns, a pessoa consegue colocar o tempo que deseja. Se o dispositivo ficar acionado por até duas horas, não haverá problemas. Agora se o aparelho ficar ativo continuamente, isso pode ser prejudicial principalmente por causa do depósito líquido, que acaba acumulando fungos. Por isso, é importante fazer ciclos para não sobrecarregar a umidificação do ar,” destaca a médica. 

Outra questão apontada pela especialista é com relação a higiene do dispositivo. Os filtros precisam ser trocados e a durabilidade deles deve ser conferida de acordo com a especificação do fabricante. “Também é muito importante lembrar de limpar os aparelhos por dentro. É que a água que se coloca neles, que normalmente é da torneira, não tem filtragem muito adequada e pode propiciar o crescimento de bactérias e fungos e deixar as pessoas doentes.” 

A médica ainda acrescenta que a distância mínima recomendada para se colocar o umidificador é de 1 metro de distância. “As pessoas não podem ficar próximas à vaporização da água. Aquele negócio de deixar o umidificador na beira da cama e dormir com ele ligado é totalmente contraindicado. Vale lembrar que o spray nasal, o que tem soro fisiológico em sua fórmula, também é indicado para a umidificação das vias aéreas”, finaliza. 

Confira outras dicas para passar pelo período de seca sem complicações para a saúde:

  • Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
  • Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
  • A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar.