A influenciadora e dona de uma clínica de estética, Natália Becker, confessou em depoimento para a Polícia Civil de São Paulo, na última quarta-feira (05 de junho), que fez um curso on-line para aprender a aplicar peeling de fenol na pele de pacientes. A mulher é responsável pela morte de um empresário de 27 anos, no início da semana, após o procedimento, e vai responder por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco do resultado.
Para o delegado, Natália deu detalhes do curso que fez. As aulas ainda estão disponíveis na internet e custam cerca de R$ 500.
- Leia também: Entenda o que é peeling de fenol, procedimento famoso na web que matou jovem de 27 anos
Saiba detalhes:
O curso chamado "Aula de Peeling de Fenol Acentuado" é vendido pela plataforma Hotmart e ministrado pela farmacêutica Daniele Stuart. A mulher afirma que é farmacêutica bioquímica formada há 14 anos, com pós-graduação em estética invasiva internacional.
No Instagram, a farmacêutica de Curitiba, no Paraná, se identifica como empresária e mentora, com mais de 3.000 mil alunos. Em seu perfil ela diz: "Impulsiono mulheres a terem um negócio de sucesso" e também compartilha dicas para empresárias de área de estética que desejam aumentar o faturamento.
Na plataforma Hotmart, Stuart afirma que o curso tem aulas exclusivas:
"A aula de peeling de fenol atenuado é exclusiva e oferece informações detalhadas sobre como o tratamento funciona, como aplicá-lo corretamente e as fórmulas de preparação de pele, do peeling, formula selante e pomada pós peeling".
Apesar da propaganda, a avaliação das aulas é 3.7 de 5 e recebe críticas desde novembro de 2022:
"É inaceitável que uma pessoa cobre para ler praticamente as orientações de uso que já vem em um produto produzido por um outro professor. Ela não discorre nada teórico sobre o assunto, claramente esta lendo somente o que vem nas orientações do próprio autor do produto. Sem cabimento uma pessoa cobrar para isso. Claramente ela não tem conhecimento sobre o assunto", escreveu uma pessoa que aparentemente fez o curso.
Outro comentário também critica o conteúdo das aulas:
"Achei que para um curso sobre um peeling extremamente complicado, as explicações foram muito razas. Entendo que a execução pode ser até simples, mas falta muito conteúdo nesse curso".
A Polícia Civil de São Paulo confirmou que vai investigar a farmacêutica. Procurada pela reportagem do O TEMPO, Daniele Stuart ainda não se manifestou sobre o assunto.
Segundo a HotMart, mais de 1.100 alunos já fizeram este curso online. O fenol é aplicado na pele de pacientes que desejam remover manchas e rejuvenescer a pele.
O Conselho Federal de Medicina defende que apenas médicos possam fazer o procedimento:
- É muito comum alguém dizer que pode realizar determinado procedimento porque o conselho da sua profissão permitiu, mas existe uma lei federal, a Lei do Ato Médico, que determina que qualquer procedimento invasivo que ultrapasse a epiderme é de exclusividade do médico, afirmou Jeancarlo Fernandes Cavalcante, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina em entrevista ao O GLOBO.