Um convite para responder a uma falsa pesquisa de satisfação em troca de grandes brindes tem atraído usuários na internet e feito várias vítimas nos útimos dias. Os golpistas usam o nome de marcas famosas e até a inteligência artificial para criar vídeos usando a imagem e a voz de influenciadoras famosas.
Entenda:
O anúncio geralmente é patrocinado nas redes sociais da META, como o Instagram e Facebook. Os criminosos pagam para divulgar vídeos de empresas famosas, convidando o usuário para responder, de maneira gratuita, uma pesquisa de satisfação da marca em troca de brindes gratuitos.
Os vídeos que aparecem para os usuários usam a inteligência artificial para aumentar a credibilidade do anúncio. Uma vítima, que prefere não ser identificada, afirma, em entrevista ao portal O TEMPO, que o uso da IA para simular vídeos com influenciadoras foi o que a atraiu para clicar no anúncio e a fez cair no golpe:
"Apareceu no meu instagram uma propaganda da Mari Maria (Influenciadora e dona da marca de maquiagens Mari Maria Make Up) convidando os seguidores para responder a uma pesquisa de satisfação em troca de brindes. Eu desconfiei que poderia ser um golpe, mas o vídeo com a voz e a imagem dela me fez seguir em frente e concluir todos os passos", diz.
Segundo a vítima, o Quizz de perguntas e respostas sobre a marca tem aproximadamente 5 perguntas. Logo em seguida, o usuário é direcionado para escolher um brinde:
"Tinham os pincéis da marca e até kit para cabelos. Você escolhe o que tiver interesse, e depois precisa preencher dados pessoais e o endereço de entrega para receber o brinde", conta.
A mulher de 26 anos afirma que só no último passo é cobrada uma taxa de frete pela entrega do produto:
"Eu paguei R$ 23. O problema não é o valor, que é baixo, são os dados que deixei nas mãos de criminosos".
Outro exemplos:
A marca de Mari Maria não é a única usada por golpistas. A jovem afirma para a reportagem que percebeu que caiu em um golpe quando outro anúncio, dessa vez usando a imagem de Bianca Andrade, dona da marca Boca Rosa, também apareceu em seu perfil.
O site Reclame Aqui -ferramenta utilizada por consumidores para expor opiniões de empresas ou serviços- alertou aos usuários sobre esse tipo de golpe, que também já usou o nomes das marcas Eudora, Pampers, Eudora, Pandora e Café 3 Corações.
O golpe da promoção da mala da Farm, que pode custar até R$ 1000, fez com que a empresa emitisse uma nota alertando aos clientes:
"Não existe nenhuma ação oficial oferecendo mala ou outro produto da FARM. Se você foi impactado por algum anúncio, denuncie!", afirma comunicado.
Golpe antigo
Apesar de mais tecnológico e agora usar a Inteligência Artificial para enganar pessoas, o modelo de golpe da pesquisa de satisfação é antigo. Em 2020, a Unimed, marca de convênios, já alertava aos seguidores sobre a armadilha:
"Criminosos estão buscando novas vítimas com mais um golpe durante a pandemia. Se passando por um instituto que realiza uma “Pesquisas de Satisfação”, os golpistas informam estar trabalhando em nome da Unimed. Eles pedem dados pessoais e enviam logo em seguida uma mensagem por Whatsapp ou SMS com um link. E aí que o golpe acontece. Ao clicar no link, a pessoa pode ter o Whatsapp clonado, o celular bloqueado ou mesmo ter dados pessoais e bancários roubados digitalmente, sem perceber. Por isso, a Unimed faz o alerta: se receber um contato suspeito, desligue na hora e não clique em nenhum link que seja enviado", alertou a empresa, na época.