Um navio de cruzeiro de luxo sofreu com um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA) após 127 passageiros testarem positivo para o norovírus - mesmo agente infeccioso identificado recentemente na Baixada Santista. O surto foi detectado em um navio da empresa MSC Grandiosa, no dia 17 de janeiro, após um monitoramento realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em nota, a empresa afirmou que está "monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificou os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio".
O navio registrou mais de 2% de casos dentre seus 6.293 passageiros, atendendo ao critério para definição de surto do item 3.1.3 do Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros. "O surto de DDA ocorre quando o número de casos da doença atingir ou ultrapassar 2% do total de passageiros ou de tripulantes", afirma o material.
A equipe da Anvisa em Santos, juntamente com agentes da Secretaria de Saúde do município, também realizou no dia 18 de janeiro investigação complementar a bordo e coletou amostras adicionais em tripulantes para confirmar o agente infeccioso.
Também foram coletadas no interior da embarcação amostras de água e alimentos. Além disso, foram verificadas as medidas de controle para o agente infeccioso, como isolamento dos passageiros com sintomas, orientação a bordo para higienização frequente das mãos e para a desinfecção de superfícies.
O norovírus causa uma gastroenterite viral aguda que se caracteriza por diarreia, vômitos, febre, dor de cabeça e dor de estômago. O vírus é altamente contagioso e é transmitido por contato com pessoas infectadas ou pelo consumo de alimentos e água contaminados.
Confira a nota completa da MSC Grandiosa:
"Após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista, adotamos todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo. Estamos monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio. Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais."