Uma jovem de 21 anos deu à luz ao filho nessa sexta-feira (24/01) enquanto era mantida viva por aparelhos em Rondonópolis, no Mato Grosso. A morte cerebral de Joyce Sousa Araújo havia sido registrada no dia 1º de dezembro, após ela ter um aneurisma no mês anterior e passar por uma cirurgia. Desde então, os médicos a mantiveram internada até que o parto pudesse ser realizado.
O bebê, prematuro, nasceu com 900 g. A previsão da equipe médica era realizar o parto em fevereiro, quando a gestação completaria sete meses, mas Joyce teve um problema respiratório, e a cirurgia precisou ser antecipada. O pai da criança e marido de Joyce, João Matheus Oliveira, e os avós paternos da criança acompanharam o parto na Santa Casa de Rondonópolis.
Joyce começou a passar mal, com fortes dores de cabeça, no dia 20 de dezembro de 2024 em Jaciara, a 148 km da capital do Mato Grosso, Cuiabá. Ela foi levada ao hospital e, ao desmaiar, foi internada. Após ser transferida para Rondonópolis, precisou passar por uma cirurgia complexa para aliviar o inchaço do cérebro. No procedimento, os médicos precisaram remover parte do crânio da jovem para abrir espaço para o órgão. Mesmo com a cirurgia, a morte cerebral de Joyce foi confirmada pelos profissionais.
O marido de Joyce relata que as dores de cabeça da esposa começaram após a gravidez. Além do menino recém-nascido, o casal tem duas filhas, de 3 e 7 anos. "A verdade é que eu não consigo acreditar no que está acontecendo. A pior parte é saber que as crianças vão crescer sem mãe”, disse, em entrevista ano G1 local, veículo que confirmou parto. O casal havia se mudado de Tocantins para o Mato Grosso em busca de novas oportunidades de vida.