Conhecida por mostrar a rotina de paciente oncológica, a influenciadora Isabel Veloso perdeu a conta do Instagram, na qual somava mais de 3,3 milhões de seguidores. A plataforma relatou que o perfil foi desabilitado por não seguir os Padrões da Comunidade da Meta, apesar de não detalhar os motivos específicos.
Desde que perdeu a conta, Isabel tem continuado a compartilhar conteúdos por outro usuário, agora com cerca de 130 mil seguidores. Em uma das publicações, ela criticou a decisão da Meta. "Eu não sei o porque (sic) disso, ou o que de fato aconteceu… Vamos entrar judicialmente para conseguir recuperar a minha conta oficial que foi desativada pelo Instagram sem NENHUMA explicação", escreveu.
Segundo informado pela plataforma em captura de tela divulgada por Isabel, não há possibilidade de solicitar outra análise da decisão e as informações serão excluídas de forma permanente. "Foi identificado um login estranho na minha conta, de uma pessoa que conheço, e independente do que aconteceu, a justiça será feita", argumentou Isabel através da legenda utilizada na mesma postagem.
O que pode causar o banimento do Instagram
Segundo a Meta, com a intenção de que o Facebook, Instagram, Messenger e Threads sejam "espaços onde as pessoas possam se comunicar", há a intenção de "eliminar todo tipo de abuso" e uma determinação do que não é permitido. "Esses padrões são baseados no feedback das pessoas e nas orientações de especialistas de áreas como tecnologia, segurança pública e direitos humanos. Para garantir que todas as vozes sejam valorizadas, criamos, com muito cuidado, padrões que incluem diferentes pontos de vista e crenças, em especial de pessoas e comunidades que possam ser ignoradas ou marginalizadas", diz a empresa nas orientações sobre Padrões da Comunidade.
A Meta ainda detalha que "limita expressão" de usuários com base em quatro valores: autenticidade, segurança, privacidade e dignidade. Através delas, a empresa detalha presar por conteúdo autêntico, removendo conteúdos com ameaças, protegendo a privacidade e informações pessoais dos usuários, e esperando respeito à dignidade alheia.
Há, ainda, uma lista de conteúdos que quebram os Padrões da Comunidade:
- Coordenação de atos danosos e incentivo à prática de atividades criminosas;
- Organizações e indivíduos perigosos;
- Fraudes, golpes e práticas enganosas;
- Produtos e serviços restritos;
- Violência e incitação;
- Exploração sexual de adultos;
- Bullying e assédio;
- Exploração sexual, abuso e nudez infantil;
- Exploração humana;
- Suicídio, automutilação e distúrbios alimentares;
- Nudez adulta e atividades sexuais;
- Proposta de cunho sexual a adultos e linguagem sexualmente explícita;
- Conduta de ódio;
- Violações de privacidade;
- Conteúdo violento e explícito;
- Integridade da conta;
- Representação de identidade autêntica;
- Segurança cibernética;
- Comportamento não autêntico;
- Transformação em memorial;
- Desinformação;
- Spam;
- Violação de propriedade intelectual de terceiros;
- Uso da propriedade intelectual e das licenças da Meta;
- Proteção adicional de menores de idade;
- Conteúdo, produtos ou serviços localmente ilegais;
- Solicitações de usuários.
Quem é Isabel Veloso
A influenciadora Isabel Veloso chamou atenção nas redes sociais ao relatar a rotina de cuidados paliativos para um câncer do tipo linfoma não-Hodgkin, definido como incurável pelos médicos que cuidam do caso. Na conta que perdeu no Instagram, a jovem acumulava mais de 3,3 milhões de seguidores, que conquistou enquanto compartilhava a rotina, tirava dúvidas sobre o diagnóstico e o tratamento.
Natural de Chopinzinho, no interior do Paraná, Isabel tem 19 anos, mas é conhecida nas redes sociais desde os 17. Filha de pais separados, ela tem três irmãs mais velhas. Durante o período em que ganhou influência, ela se casou com o empresário Lucas Borbas, com quem teve um filho, Arthur, nascido em dezembro de 2024.
Depois que começou a compartilhar os passos do tratamento paliativo que relata receber, Isabel já afirmou ter entrado em remissão da doença, em maio deste ano. Apesar disso, Isabel já disse que deve perder o cabelo novamente ao ser submetida a uma nova quimioterapia para outro transplante de medula óssea.