Desde que tomou posse pela segunda vez como presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro, Donald Trump tem implementado uma série de medidas protecionistas no país na economia, segurança pública e em assuntos migratórios. Um dos pontos alterados pelo republicano diz respeito à emissão de visto para turistas que desejam visitar o país. 

Informações do site da Embaixada dos Estados Unidos detalham que para quem já tem um visto válido ou que tenha expirado nos últimos 12 meses, a renovação poderá ser feita sem a necessidade de agendamento de entrevista. Para os turistas que têm o prazo superior ao permitido, o governo norte-americano prevê a realização de todo o processo, incluindo a entrevista nos consulados. 

Conforme a Embaixada, quem solicita o visto pela primeira vez e tem entre 14 e 79 anos, deve marcar dois agendamentos: o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado para realização de entrevista. “Antes do comparecimento, os solicitantes devem reunir a documentação necessária para o propósito da viagem. Revise a página de Documentação Exigida”, informa a Embaixada. 

Durante o agendamento no site do CASV, o cidadão passará por um questionário que vai determinar se ele terá a necessidade de ser entrevistado novamente. As regras atualizadas são semelhantes às praticadas antes da pandemia da Covid-19. Com a crise sanitária e o fechamento das fronteiras para turistas em função das regras estabelecidas para o combate à doença, houve um acúmulo de solicitações de vistos e o governo estendeu o prazo de renovação para até 48 meses. 

Informações extraoficiais indicam que haverá um detalhamento das regras que vão ter validade sob o governo de Trump, nas próximas semanas, pela Casa Branca.