Quem não conseguiu uma vaga para o ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ainda tem chances de tentar em 2025. É que algumas instituições possuem outros processos próprios de seleção. Confira a seguir oportunidades para ingressar em uma universidade pública em Minas:
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
A inscrição para o Vestibular Único da UFVJM começou em 5 de fevereiro e segue até 12 de março. O edital está publicado, com oferta de 649 vagas para cursos em quatro cidades onde a UFVJM tem campus: Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. Podem concorrer os candidatos que, no ato da matrícula, tenham concluído o Ensino Médio. As vagas são para entrada no segundo semestre letivo de 2025 A prova será aplicada no próximo dia 4 de maio, e tem previsão de ser realizada em mais de 20 cidades do estado de Minas Gerais. O resultado será divulgado no dia 1º de julho deste ano.
Onde serão aplicadas as provas: Águas Formosas; Almenara; Araçuaí; Belo Horizonte; Capelinha; Carlos Chagas; Conceição do Mato Dentro; Curvelo; Diamantina; Governador Valadares; Guanhães; Ipatinga; Itamarandiba; Janaúba; Coronel Fabriciano; Januária; Minas Novas; Montes Claros; Nanuque; Serro; Taiobeiras; Teófilo Otoni; Turmalina e Unaí.
Cursos ofertados
Cidade de Diamantina: Agronomia; Ciência e Tecnologia; Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Biológicas (Bacharelado); Políticas Públicas e Gestão Social; Educação Física (Licenciatura); Educação Física (Bacharelado); Engenharia de Alimentos; Engenharia Florestal; Engenharia Geológica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Geografia; História; Letras; Medicina; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Química; Sistemas de Informação; Turismo; e Zootecnia.
Cidade de Teófilo Otoni: Administração; Ciência e Tecnologia; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Hídrica; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Matemática; Medicina; e Serviço Social.
Cidade de Janaúba: Ciência e Tecnologia; Engenharia de Materiais; Engenharia Física; Engenharia de Minas; e Engenharia Elétrica.
Cidade de Unaí: Agronomia; Engenharia Agrícola e Ambiental; Medicina Veterinária; e Zootecnia.
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou o edital do processo de seleção para ingresso em cursos gratuitos de graduação a distância. São 975 vagas gratuitas distribuídas nos cursos de Licenciaturas em Computação, Matemática, Química, Física, Educação Física, Pedagogia e Bacharelado em Administração Pública.
Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos seguintes polos de apoio presencial, todos em Minas Gerais: Andrelândia, Bicas, Boa Esperança, Campos Gerais, Carandaí, Carangola, Cataguases, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Ilicínea, Itabira, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Mantena, Monte Sião, Santa Rita de Caldas, São João Del Rei.
No momento da inscrição o candidato deve optar pelo Polo escolhido e se atentar para a escolha uma vez que existem atividades e avaliações presenciais obrigatórias nesses locais.
O ingresso nos Cursos de Graduação a Distância ocorrerá da seguinte forma: 80% das vagas serão destinadas para o público em geral, levando em conta a média das notas de Língua Portuguesa e Matemática, com apresentação do histórico escolar do Ensino Médio. Os 20% restantes serão destinados a professores da rede pública de ensino em exercício, que não tenham formação em nível superior ou que estejam atuando em uma área diferente daquela de formação. Os professores devem comprovar vínculo com as suas respectivas redes de ensino e apresentar, como requisito obrigatório, seu cadastramento na Plataforma Freire.
As vagas são distribuídas conforme o sistema de cotas da instituição, sendo nove grupos de acesso – oito deles destinados às ações afirmativas e um de ampla concorrência (grupo C).
Inscrições
Os candidatos podem se inscrever das 15h do dia 10 de fevereiro até às 18h do dia 21 de fevereiro de 2025, pelo site da Copese. Após ler as instruções, preencher o formulário e enviá-los eletronicamente, o candidato deve imprimir a GRU correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$150, e efetuar o pagamento até 21 de fevereiro de 2025, exclusivamente no Banco do Brasil, respeitando os horários de compensação bancária. É possível solicitar isenção da taxa entre 10 e 12 de fevereiro.
Resultado
O resultado final estará disponível a partir das 16h do dia 21 de março de 2025 no site da Copese.
Matrícula
Os dias, prazos e entrega de documentos para a matrícula dos aprovados serão divulgados no site da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara). As aulas têm início previsto para o dia 22 de abril de 2025.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
A Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) informa a abertura do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – modalidade presencial e em regime de alternância –, com início no segundo semestre letivo de 2025.
O curso é reconhecido pela Portaria nº 34 – MEC/SERES, de 17 de janeiro de 2018, e tem como objetivo formar professores para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio nas áreas de Ciências Naturais ou Matemática, promovendo uma formação voltada às questões do campo, com alternância entre o Tempo-Escola (TE) e o Tempo-Comunidade (TC).
Vagas disponíveis
Serão ofertadas 60 vagas, destinadas a candidatos que se enquadrem em categorias específicas, conforme detalhado no Edital, respeitando também as normas da Lei de Cotas.
Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente, exclusivamente pela internet, por meio do link: uftm.edu.br/graduacao/uberaba, no período informado no cronograma (6 de fevereiro a 6 de março de 2025). No ato da inscrição, os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico, anexar os documentos exigidos e elaborar uma redação em formato de Memorial, conforme orientações disponíveis no Edital.
Seleção
A seleção será feita em etapa única, eliminatória e classificatória, com base na redação produzida. A classificação será divulgada de acordo com as categorias definidas no Edital.
Resultados e matrícula
Os resultados preliminar e final serão divulgados na página do processo seletivo, conforme as datas do cronograma. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula online, seguindo as instruções e prazos estabelecidos.
Início das aulas
As aulas terão início conforme o Calendário Acadêmico de 2025, disponível em: uftm.edu.br/proens/ensino/calendarios-academicos.
Informações adicionais
O cronograma completo, requisitos, orientações para a redação e outros detalhes estão disponíveis no Edital N.º 13/2024/DPSD/DGE/PROENS/UFTM, que pode ser acessado no endereço: http://www.uftm.edu.br/graduacao/uberaba/outros-ingressos.