“Um cara simples, um cara aberto”. Essa foi a impressão que o educador e teólogo mineiro Sandson Rotterdan teve sobre Robert Francis Prevort - o recém-eleito papa Leão XIV - , nas três ocasiões em que estiveram juntos. As duas primeiras vezes foram em 2011: no primeiro encontro latino-americano de jovens agostinianos no Peru, e na Jornada Mundial da Juventude, em Madri. A terceira num encontro mundial de jovens agostinianos, em São Paulo, em 2013.
Rotterdan era professor no Colégio Santo Agostinho e agente pastoral, que trabalhava com jovens, enquanto o então frei era prior-geral da Ordem de Santo Agostinho. “Era um cara muito acessível, de proximidade, e a gente sabe também que, com os padres da ordem, era um cara muito aberto ao diálogo. Então, isso, uma pessoa normal, uma pessoa comum, que senta, que conversa, que toma café com todo mundo. Um cara normal”, relembra o professor, que é editor da revista Senso, um magazine brasileiro de Estudos da Religião.
Para o teólogo, não houve qualquer surpresa na escolha do religioso de Chicago para ser o novo papa. “Mandei uma mensagem para um padre agostiniano falando do perfil do Prevost, por ser estadunidense, mas ao mesmo tempo ter experiência no Peru. Por estar na Cúria romana e ter experiência pastoral. Então, para mim, foi zero surpresa”.
Veja vídeo que mostra a entrada do novo papa na sacada da Basílica de São Pedro:
NOVO PAPA - O Vaticano divulgou um vídeo que mostra o papa Leão XIV logo após ele ter sido escolhido e aceitado a assumir o pontificado, nesta quinta (8). Nas imagens, o cardeal norte-americano Robert Prevost já está com as vestes papais, dentro da Capela Sistina, local onde… pic.twitter.com/SjLeulaoyU
— O Tempo (@otempo) May 8, 2025