A Força Aérea Brasileira (FAB) está investigando a queda de um helicóptero, nesta segunda-feira (7/7), que terminou com a morte de duas pessoas durante uma missão de salvamento no território Yanomami, em Roraima. Outras três pessoas ficaram feridas e equipes da FAB atuam no resgate das vítimas.
De acordo com a Voare Taxi Aéreo, que operava o voo, o acidente foi registrado por volta de 16h30. O helicóptero era de modelo Esquilo B2, prefixo PP-IVO. A aeronave era utilizada em missão de atendimento aeromédico na região de Surucucu. As duas vítimas fatais eram indígenas. Os três feridos são dois tripulantes da empresa e um servidor da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
"Os três sobreviventes foram transportados para a base, em Surucucu, de onde seguirão para Boa Vista", disse a Voare. A empresa afirmou que as causas do acidente ainda são desconhecidas. Segundo a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciou apurações sobre o acidente. Servidores da unidade regional, o Seripa VII, em Manaus, foram acionados para realizar trabalhos de apuração na Comunidade Arathu, dentro do território Yanomami, na região do município de Alto Alegre.
"Durante a Ação Inicial, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", disse a Força Aérea Brasileira em nota.