O Ministério da Saúde (MS) entregou, nesta quinta-feira (10/7), 46 ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Pré-Hospitalar (Samu 192). Os novos veículos vão inaugurar o serviço de urgência em mais de 40 municípios, distribuídos por 13 estados, em todas as regiões do Brasil. A entrega faz parte do plano de expansão e renovação da frota de ambulâncias, iniciado em 2023, como parte de um esforço nacional para ampliar a cobertura do Samu, além de substituir veículos com mais de uma década de uso. A expectativa do MS é universalizar o serviço no país até dezembro de 2026 — ou seja, levar o atendimento a 100% dos municípios. Para isso, a previsão é de que 2,3 mil ambulâncias sejam entregues até lá. Com os 46 novos veículos, o país atinge a marca de 89% do território coberto pelo Samu.

A entrega dos veículos aos municípios e estados foi realizada na sede da Greencar, empresa do Grupo SADA, o maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, localizada em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais. A companhia foi responsável por adaptar os veículos para atuação como ambulâncias habilitadas. A remessa disponibilizada nesta quinta-feira é composta por Unidades de Suporte Básico (USB), equipadas com tecnologia de suporte à vida, permitindo a estabilização do paciente até a chegada a uma unidade de saúde.

Alex de Jesus/O Tempo

Das 46 ambulâncias entregues, Maranhão, Piauí, São Paulo e Bahia receberam as maiores remessas, com nove, sete, sete e seis veículos, respectivamente. Para os municípios beneficiados, será a primeira vez que o serviço de urgência funcionará sem depender de cidades vizinhas como referência. “Essa entrega é muito importante porque vamos conseguir reduzir o tempo de espera do paciente — que precisa ser o mais curto possível para salvar uma vida. Isso é ampliar o serviço público de saúde e garantir que quase nove em cada dez brasileiros tenham acesso ao serviço de urgência especializado”, afirmou a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Aline Costa, que representou o ministro Alexandre Padilha.

Em São Paulo, uma das cidades que passará a contar com o serviço do Samu 192 é Sales, no norte do estado. A secretária de Saúde, Ivana de Castro, comemorou com entusiasmo a entrega da chave da primeira ambulância do município, destacando que o serviço era uma demanda antiga dos moradores. “A cidade que é nossa referência em atendimento de urgência fica a 95 km de distância. Então, a expectativa agora é que esse tempo de resposta seja mais rápido para os moradores de Sales. Além disso, somos uma cidade turística, com três praias de água doce. O tempo de resposta do Samu, nesses casos, é de extrema importância”, afirmou.

Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), desde 2023, foram entregues 2.416 novas ambulâncias do Samu 192 em todo o país — número seis vezes maior do que o registrado entre 2019 e 2022, quando 366 unidades foram destinadas à população. Com a expansão, mais de 6,1 milhões de pessoas passaram a ter acesso ao atendimento móvel de urgência. Atualmente, o Brasil conta com mais de 4,3 mil ambulâncias em circulação, com capacidade para atender 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 municípios.

O plano do MS inclui também a renovação de uma frota defasada há mais de uma década, apesar de a recomendação ser a substituição dos veículos a cada cinco anos. “Quando nós assumimos a pasta, encontramos ambulâncias com até 12 anos de uso, sem renovação. Então, dedicamos os dois primeiros anos de trabalho à substituição dessas unidades antigas. O principal ganho disso é que cada carro novo traz mais segurança, porque as tecnologias são aprimoradas, além de reduzir os gastos com manutenção”, explicou a diretora do MS, Aline Costa. No total, 2.041 ambulâncias foram renovadas até então na atual gestão.

Grupo SADA nos bastidores do salvamento de vidas em todo o Brasil

As ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde (MS) aos municípios e estados que operam o Samu 192 foram confeccionadas pela empresa Greencar, adquirida pelo Grupo SADA neste ano. A companhia é especializada na transformação e adaptação de veículos especiais, como ambulâncias e viaturas, e foi contratada pela Renault para adaptar mais de 200 ambulâncias do Samu, dentro do edital de universalização do serviço promovido pelo MS.

Para o representante da presidência da Greencar, Luca Medioli, a entrega das ambulâncias é um exemplo de que a empresa é um agente transformador na sociedade. “Gostaria de agradecer a toda a equipe pelo trabalho incansável nos últimos meses. O Grupo SADA acredita no poder da indústria nacional e na força das parcerias público-privadas (PPPs). O impacto é positivo quando unimos propósito com capacidade de produção. Que essas ambulâncias possam salvar muitas vidas”, desejou.

De acordo com o diretor de Operações e Negócios do Grupo SADA, Ricardo Ramos, a transformação de um veículo comum em ambulância segue uma série de critérios técnicos e de segurança, que exigem materiais de alta qualidade e mão de obra especializada. Ele pondera que, exatamente por isso, o serviço oferecido pela Greencar agrega valor ao grupo empresarial. “É mais do que um trabalho, é uma missão transformar um veículo em uma ambulância que vai inaugurar o serviço de urgência em um município e salvar vidas. A Greencar complementa o Grupo SADA dentro do ecossistema do automóvel. É muito satisfatório estar à frente desse projeto”, afirmou.

As chaves das 46 ambulâncias foram entregues, nesta quinta-feira (10/7), a representantes dos municípios que passarão a operar o serviço do Samu 192. O Ministério da Saúde informou que, ainda neste segundo semestre de 2025, será lançado um novo edital para a aquisição de mais de 2 mil ambulâncias, dentro do programa de universalização do Samu.