Com um personagem romântico e galanteador, o TikToker José Fernandes tem conquistado seguidores e centenas de visualizações na internet. No entanto, o influencer também está no centro de uma polêmica por adotar uma linguagem ambígua nos conteúdos, o que acaba confundindo parte do público e cria a impressão de que as mensagens são direcionadas individualmente a cada seguidor.
Mulheres idosas são a maior parte desses seguidores. Essas senhoras com pouca familiaridade com as redes sociais acreditam que estão em um relacionamento amoroso com o influencer. A confusão ocorre porque muitas seguidoras interpretam os vídeos públicos de Fernandes como mensagens direcionadas exclusivamente a elas. Em diversos casos, as mulheres confundem as publicações com chamadas de vídeo em tempo real, chegando a responder às perguntas feitas pelo influenciador como se estivessem em uma conversa direta.
É só acessar qualquer vídeo de José no TikTok para ver que muitas seguidoras criam um afeto pelo jovem.
“Eu te amo muito meu amor. Eu estou sofrendo. Sofrendo muito por causa de você, meu amor. Zé eu estou chorando de saudades”, escreveu uma senhora em um vídeo em que o tik toker aparece cantando com uma rosa.
Veja outros exemplos:
À medida que o conteúdo ganha visibilidade, ele também desperta a preocupação de muitos familiares. Em casos mais graves, idosas chegam a compartilhar o próprio endereço em comentários públicos. Criminosos também têm usado a imagem de José Fernandes para aplicar golpes financeiros nas seguidoras.
Especialistas alertam que apesar do conteúdo parecer claro para muitos internautas, para idosos que vivem em situação de isolamento social ele pode realmente ser uma armadilha.
“Aparentemente, os vídeos podem não demonstrar uma confiabilidade para quem está acostumado com a internet. Contudo, a falta de suporte social afetivo é algo comum na velhice, principalmente com aqueles idosos que se encontram pouco com pessoas que têm maior intimidade, como filhos, amigos e conhecidos. Assim, no caso das idosas que assistem a esses vídeos, pode ocorrer uma falsa ideia de que o influencer realmente está interagindo com elas, principalmente por ele sempre usar uma linguagem como se estivesse conversando”, explica Luiz Alves Ferreira Junior – Professor de psicologia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, especialista em Cognição e Comportamento.
O psicogeriatra Paulo Hospodar faz o mesmo alerta, reforçando a importância da presença ativa da família na vida do idoso. “ Uma forma da pessoa idosa sair desse isolamento social é ingressar no mundo digital através de aplicativos. Se tornando mais dependente do consumo imediato sem questionamento. A pessoa idosa com um círculo social débil, por não ter um envolvimento da família ou outro motivo, buscará muito mais esse contexto dos aplicativos do que aquelas com uma vida social mais intensa no ambiente familiar, mais acolhedor”, explica.
O papel da família é fundamental nestes casos. Se o idoso tem livre acesso às redes sociais, cabe aos parentes orientar e monitorar o uso de forma equilibrada.
“A família precisa manter um diálogo aberto e constante com a idosa, de maneira preventiva. Deve explicar sobre o funcionamento das redes e alertar sobre os riscos. E é importante que isso seja feito de maneira leve e constante. O idoso pode apresentar dificuldades de raciocinar e tomar decisões. É muito importante que ele saiba que tem alguém com quem contar”, afirma Paula Coaglio, psicóloga especializada em Terapia Cognitivo Comportamental e em Educação Clássica.
@jose.fernandes_oficial ♬ som original - jose Fernandes
Quanto José Fernandes fatura com os vídeos?
Diante das polêmicas, José já deixou claro para as seguidoras em vídeos no TikTok que o que ele faz nas redes sociais é apenas produzir conteúdo, sem interesses amorosos: “Sou um criador de conteúdo aqui na plataforma, sou um personagem, não estou à procura de um relacionamento”, explicou.
Entretanto, foi justamente com esse tipo de conteúdo ambíguo que o influencer conquistou seguidores e engajamento na plataforma. Atualmente, ele soma mais de 701 mil seguidores no TikTok e acumula mais de 18,4 milhões de curtidas. Com esses números, o influencer consegue monetizar a conta e faturar em dólar com os conteúdos.
“O TikTok paga por cada mil visualizações, aproximadamente 14 centavos de dólar a cada mil visualizações”, explica Stéfano Ferreira, advogado especialista em Direito Digital e Marketing Digital.
Ou seja:
- 1 mil visualizações - U$0,14
- 10 mil visualizações- U$1,4
- 100 mil visualizações- U$14,00
- 1 milhão de visualizações- U$140,00 dólares ( R$763,07 de acordo com a cotação atual)
Já Adrielle Martins, também especialista em Marketing Digital, afirma que é difícil calcular um valor exato, mas apresenta uma estimativa de lucro maior do que a de Stéfano.
"Então, por exemplo, se o vídeo dele tem 10 mil visualizações, ele está monetizando entre 4 dólares a 10 dólares por aquele vídeo. Se tem 30 mil visualizações, ele está arrecadando entre 12 a 30 dólares por aquele vídeo. Em 100 mil visualizações, ele está arrecadando entre 40 a 100 dólares por aquele vídeo”.
O TikTok, assim como o YouTube, não segue um valor fixo de monetização por visualização. A plataforma utiliza uma métrica chamada Receita por Mil Visualizações (RPM) para determinar quanto um criador pode receber a cada mil visualizações. Neste cálculo, são avaliados o tipo de conteúdo (se é original ou não), a duração, o tema, a região geográfica do público, o engajamento e o tempo de retenção dos espectadores no vídeo.
Para monetizar a conta no TikTok, é preciso seguir algumas regras:
- Ter mais de 10 mil seguidores
- O vídeo deve ter mais de 1 minuto
- O conteúdo não pode violar as regras da plataforma
Os pagamentos são feitos em dólar, a cada 30 dias.